J Balvin está prestes a desembarcar no Brasil para realizar dois shows no Rio de Janeiro e São Paulo. O fenômeno está promovendo a sua turnê “Jose” e se torna um dos poucos latinos a se apresentar em território nacional. Com uma solida base de fãs, a tour do colombiano confirma novo momento de consumo do Reggaeton no país.
Leia mais:
- J Balvin confirma dois shows no Brasil em outubro
- J Balvin adia turnê pelos EUA, uma semana antes da estreia
- Ed Sheeran e J Balvin lançam parceria inédita nas faixas Sigue e Forever My Love
- MTV MIAW 2022: Confira lista de indicados
Conhecido como “Príncipe do Reggaeton”, o cantor colombiano tem uma carreira internacional consolidada, coleciona parcerias com grandes nomes da música como Beyoncé, Cardi B, Anitta e outros. Em 2010, ele se tornou artista revelação de várias estações de rádio colombianas e em 2012, o artista de 37 anos lançou seu disco de estreia.
J Balvin já esteve no Brasil em 2017 para cumprir agenda de divulgação na TV, onde concedeu entrevistas e cantou com Anitta no “Música Boa Ao Vivo”, do canal Multishow. Vale destacar que ele é bastante focado em conquistar o mercado brasileiro, desde a sua primeira parceria com a poderosa, em “Ginza (Remix)”, lançada em fevereiro de 2016.
Desde então, a amizade dos dois é descrita como “de irmãos” e as colaborações não pararam mais. Podemos citar “Downtown”, smash hit que já acumula mais de 600 milhões de visualizações, somente no Youtube, além de “Bola Rebola”, “Machika” e a recente “NO MÁS”, do produtor e namorado de Anitta, o DJ Murda Beatz, que conta ainda, com as participações de Quavo e Pharrell.
Além disso, o colombiano que já lançou ao todo 6 discos de estúdio já se apresentou no Brasil há cinco anos, no VillaMix Festival 2017, e como sempre animado, seus shows em outubro prometem muita coreografia, cenários coloridos e frenéticos. Com mais de 53 milhões de ouvintes mensais no Spotify, atualmente sua base de fãs no país é gigantesca, tudo isso após a popularização do ritmo em solo nacional.
Os grandes sucessos
O embaixador global do reggaeton fez historia na música e na cultura latina, sendo representante e voz para comunidade. J Balvin foi o pioneiro em diversos postos de destaque! É um dos artistas com mais indicações ao Grammy Latino e entrou duas vezes no Guinness Book, o Livro dos Recordes.
Dentre seus maiores hits, podemos citar “6 AM”, single que conta com a parceria do cantor Farruko e dominou os rankings musicais, chegando a ficar nas primeiras posições do Chart Hot Latin Songs da Billboard. Atualmente, o videoclipe ultrapassa 1 bilhão de visualizações no Youtube
A faixa “Que Pretendes”, que faz parte do álbum “OASIS”, disco colaborativo com o cantor Bad Bunny também foi um sucesso. O projeto foi o primeiro álbum latino a ter todas as faixas no Top 200 Global do Spotify.
Não podíamos deixar de citar “Mi Gente”! Este é, até o momento, o maior hit de J Balvin. A faixa assumiu a primeira posição do Top 200 Global do Spotify, superando na época o fenômeno “Despacito” de Luis Fonsi e Daddy Yankee.
A música fez tanto sucesso, que ganhou versões com Beyoncé e com os DJ’s Steve Aoki, Alesso e Dillon Francis. O videoclipe já soma mais de 3 bilhões de views no Youtube.
Leia mais:
- Envolver: Anitta recebe certificado mundial do Guinness Book
- La Loto de TINI, Anitta e Becky G é a nova música favorita da semana na Billboard
- Sem roupas, Maluma surge sexy e acompanhado em nova foto!
Aumento da popularização e consumo do Reggaeton no Brasil
Apesar da proximidade geográfica do Brasil com os demais países que falam espanhol, os ritmos latinos nunca foram muito executados por aqui e o consumo era considerado baixo. Isso se dá, talvez, pela barreira do idioma. Nomes como Shakira, RBD, Ricky Martin, Thalía e Enrique Iglesias eram os artistas de idioma nativo espanhol de maior destaque no Brasil.
Entretanto, em 2016, o olhar dos brasileiros começou a mudar ainda mais, quando Anitta trouxe a mistura do funk e reggaeton na música “Sim ou Não”, com Maluma, onde o clipe já soma mais de 400 milhões de visualizações.
Disposta a popularizar o Reggaeton, a poderosa trouxe Maluma para participar de seus shows em solo nacional. Depois disso, ele retornou ao país e cantou no VillaMix Festival 2017, já com uma base de fãs bem maior. Tendo em vista esse crescimento, ele fez questão de trazer sua turnê mundial “Maluma World Tour”, para o Brasil, em 2020.
Em 2017 o ritmo rompeu ainda mais barreiras, com o sucesso do hit “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, sendo este último um dos maiores nomes do gênero. Com mais de 7 bilhões de visualizações no YouTube, a música abriu as portas para o Reggaeton no mundo, ganhando inclusive, um remix com Justin Bieber. Fonsi também veio ao Brasil com sua turnê.
Vale destacar que Anitta é uma das precursoras do Reggaeton no Brasil e ela não desistiu de popularizar o estilo. Depois de fazer parcerias de sucesso, a cantora lançou grandes hits solo como: “Veneno”, “Medicina” e “Paradinha”.
Com todos esses feitos, a poderosa foi a principal responsável por popularizar nomes como o de J Balvin e Maluma e consequentente, o ritmo no país. Os Brasileiros começaram a introduzir o Reggaeton em seu catálogo musical, aumentando o consumo do gênero em território nacional.
Atualmente, ela já é consagrada na industria latina e é bastante cotada para parcerias. Recentemente lançou “La Loto”, uma colaboração com TINI e Becky G, duas estrelas do ritmo.
Além disso, ela segue promovendo seu álbum recém-lançado “Versions Of Me”, projeto que possui o mega hit “Envolver”, um Reggaeton que lhe rendeu o primeiro lugar no top 200 do Spotify Global e a entrada no livro dos recordes, o “Guinnes Book”
Além de J Balvin, outros nomes como Ozuna, Karol G, Becky G, Bad Bunny e Nicky Jam são um sucesso por aqui, mas ainda não trouxeram seus shows ao país. Vale destacar que Nicky possui uma parceria com a carioca Ludmilla, em um remix de “Verdinha”.
Os shows do J Balvin no Brasil acontecem no Rio de Janeiro, dia 5 de outubro, na Jeunesse Arena, e em São Paulo, dia 8 de outubro no Allianz Parque Hall. A venda de ingressos começa na próxima sexta-feira (15), às 10h, no site Eventim.