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Itaú Cultural abre as inscrições para o edital ‘Rumos 2023-2024’

A partir desta 20ª edição, o Rumos está remodelado passando a aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras

Foto: Divulgação.

O Itaú Cultural anuncia a abertura das inscrições para o edital ‘Rumos 2023-2024’, a serem realizadas das 00h01 desta terça-feira (1º), até as 23h59 de 22 de setembro. Os projetos devem ser inscritos gratuitamente no site, acesse aqui.

Eles passarão por um processo de seleção e os contemplados serão comunicados até o dia 6 de maio de 2024 por telefone e/ou e-mail, além de serem listados no site do programa.

Foto: Divulgação.

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Edital Rumos 2023-2024’

O edital Rumos 2023-2024’ vai aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras. Portanto, estão abrangidas quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento do projeto que pode ser concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e HQ.

Então, não são considerados projetos de criação artística propostas de encontros, cursos, oficinas, seminários, mostras, festivais, feiras, circulação, preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos e programas de formação. Para entender como funciona o edital, clique aqui.

“O Rumos é a principal ação de fomento do Itaú Cultural para artistas. A mudança de escopo para esta edição se dá em um momento no qual valorizamos ainda mais o processo criativo, uma etapa que ainda não é tão respaldada em outros editais de fomento”, diz Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural. “Buscamos projetos em que a criação artística está em evidência, tendo como critérios a singularidade, a consistência e a relevância. Esta é a característica primordial do programa, que sempre buscou estar próximo do que é mais inventivo no fazer das artes”, completa.

Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural. Foto: Reprodução/LinkedIn

Rumos

O novo formato do Rumos decorre de um período de recolhimento e observação imposto pelo isolamento da pandemia de covid-19 – durante o qual, foi repensada a forma de análise e escolha dos projetos inscritos no Rumos’ anterior, de 2019-2020.

Na ocasião, foi lançado o ‘Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência’, dedicado a apoiar os artistas durante o isolamento social. O edital contemplou todas as áreas de expressão.

A forma de seleção dos projetos desta edição está mantida em três etapas. A primeira é a de avaliação. Neste momento, todas as inscrições válidas são analisadas pelos integrantes da comissão de avaliação do Rumos Itaú Cultural. São avaliados os projetos que atendem, em parte ou integralmente, os critérios norteadores do programa.

Na segunda etapa, a de seleção, todos os trabalhos aprovados anteriormente são analisados pela comissão, considerando a singularidade (criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade), relevância, (abrangência, potencialidade, referência e representatividade) e consistência (conceituação e viabilidade). Por fim, os projetos selecionados até este momento, passam pela etapa de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária.

A comissão de seleção é formada por Adriana Ferreira, jornalista, escritora e curadora literária; Ave Terrena, dramaturga, diretora teatral, poeta e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André; Cristina Castro, gestora cultural, curadora e artista das artes cênicas; Dani Nega, atriz, compositora e ativista do movimento negro e LGBTQIAPN+; Divino Sobral, artista visual e curador independente; Jé Oliveira, ator, dramaturgo e diretor de teatro; Joana Mendes, autora do Manual de penteados para crianças negras, presidente do Clube de Criação, palestrante e jurada do D&AD e do Festival de Cannes; Joel Zito Araújo, doutor em Comunicações e Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), diretor, roteirista, produtor e escritor; Juliana Jardim, pesquisadora, diretora, professora, atriz, performer e preparadora de atrizes no Brasil e exterior; Juliano Holanda, compositor; e Paulo Miyada, curador-chefe do Instituto Tomie Ohtake e curador adjunto de arte latino-americana do Centre Pompidou, na França.

Somam-se a eles, os gestores de núcleos do Itaú Cultural: Anna Paula Montini, do jurídico; Andre Furtado, de audiovisual e produtos culturais; Galiana Brasil, de artes cênicas, literatura e música; Gilberto Labor, de infraestrutura e produção; Jader Rosa, do Observatório Itaú Cultural; Sofia Fan, de artes visuais e acervos; Tânia Rodrigues, da Enciclopédia Itaú Cultural; Tatiana Prado, de memória e pesquisa; e Valéria Toloi, de formação.

Caminhada ‘Rumos’

A equipe Itaú Cultural percorrerá presencialmente todos os estados do país, visitando as capitais e o Distrito Federal. O intuito é dar a conhecer o edital, tirar as dúvidas e trocar informações sobre a premência cultural e artística de cada localidade.

A primeira Caminhada Rumos será realizada na terça-feira (1) (data de abertura das inscrições), das 20h às 21h30. Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural e responsável por esta edição do programa, e Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música,  esclarecerão dúvidas dos processos de inscrição e avaliação.

O evento acontecerá na Sala Itaú Cultural (sem reserva de ingressos, sujeito à lotação), com interpretação em Libras e transmissão ao vivo pela página do YouTube do Itaú Cultural. A gravação ficará disponível no site, clique aqui.

Na sequência, em 2 de agosto, a Caminhada Rumos seguirá para Cuiabá (MT) e para Porto Velho (RO), no dia seguinte.  Confira no site a lista de viagens da equipe Itaú Cultural vai percorrer, acesse aqui.