#Noticias

Imprensa global repercute morte de rainha Elizabeth II

(Foto: Jeff J Mitchell - Getty Images - Uso autorizado POPline)

A notícia da morte de rainha Elizabeth II ganhou as manchetes do mundo todo nesta quinta-feira (8). A soberana de 96 anos foi a sexta mulher a ascender ao trono britânico e teve o segundo reinado mais longo da história. Neste ano, completou 70 anos como rainha e a data, chamada de Jubileu de Platina, tornou-se um feriado no Reino Unido.

(Foto: Jeff J Mitchell – Getty Images – Uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

A cobertura jornalística sobre Elizabeth II começou pela manhã, horário de Brasília, depois que o Palácio de Buckingham informou que a monarca foi colocada sob supervisão médica após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro. Nesse meio tempo, membros da família real se dirigiram ao Palácio de Balmoral, na Escócia, onde ela normalmente passa suas férias de verão.

A confirmação da morte de Elizabeth II veio às 14h30 da tarde através das redes sociais da família real. “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, declarou um comunicado.

Logo, noticiários repercutiram a informação globalmente. Confira:

The New York Times: “A morte da rainha Elizabeth II é um momento decisivo para a Grã-Bretanha, ao mesmo tempo incomparável e incalculável. Marca tanto a perda de uma monarca venerada – a único que a maioria dos britânicos já conheceu – quanto o fim de uma figura que serviu de elo vivo para as glórias da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial, presidiu sua adaptação adequada a uma era pós-colonial, pós-imperial e a viu através de seu amargo divórcio da União Europeia”.

Le Mond: “Ninguém jamais questionou o senso de dever, boa vontade e profissionalismo de Elizabeth II. Através de sua dignidade tranquila, sua total dedicação ao seu ofício e sua inteligência astuta, a rainha, aristocrata de nascimento mas de gosto burguês, conseguiu ancorar mais firmemente do que nunca uma das instituições mais anacrônicas do mundo: a monarquia britânica”.

BBC: “Elizabeth reformou a monarquia para esta era menos deferencial, engajando-se com o público através de caminhadas, visitas reais e participação em eventos públicos […] Ela entendeu que o ritmo da monarquia – as tradições e cerimônias, os nascimentos e os casamentos e as mortes – proporcionava um conforto para aqueles às vezes desnorteados pelo desenraizamento do passado, e servia como um lembrete de que a batida do tambor da vida era compartilhada através da classe, da idade e das circunstâncias”.

The Guardian: “A Rainha tem sido uma presença constante no plano de fundo de milhões de vidas por 70 anos, uma voz reconfortante em tempos conturbados. Mas é a profundidade do conhecimento acumulado ao longo de décadas que talvez só possa ser plenamente apreciada agora”.

The Times of India: “O impacto de sua perda será enorme e imprevisível, tanto para a nação como para a monarquia, uma instituição que ela ajudou a estabilizar e modernizar através de décadas de enormes mudanças sociais e escândalos familiares”.

Elizabeth II reinou por 70 anos

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra. Seu pai foi o rei George VI, e sua mãe, conhecida como “rainha-mãe”, também se chamava Elizabeth. Ela casou-se com o príncipe Philip em 1947, este que viria a ser o duque de Edimburgo.

O que poucas pessoas sabem, é que a soberania ‘caiu sem querer’ no colo de Elizabeth II. Isso porque seu pai era o segundo filho de George V e, de acordo com a linha de sucessão, quem deveria assumir o trono era seu tio, Edward VIII. Contudo, ele abdicou em 1936 após um ano marcado por várias polêmicas.

George VI assumiu a coroa do irmão mais velho e reinou até ser vítima de um câncer no pulmão. Como Elizabeth era sua primogênita, foi coroada no dia 2 de junho de 1953 aos 25 anos de idade. Sexta mulher a ascender ao trono britânico, a monarca teve o segundo reinado mais longo da história. A marca fica abaixo apenas de rei Luis XIV da França (72 anos e 110 dias). Neste ano completou 70 anos como rainha e a data, chamada de Jubileu de Platina, foi declarada como feriado de quatro dias no Reino Unido.

LEIA MAIS:

Ela e Philip tiveram quatro filhos, dentre eles Charles. O príncipe de Gales e herdeiro ao trono foi casado com a princesa Diana até a separação em 1992. A relação complicada do casal foi um grande marco no reinado de Elizabeth II, principalmente depois da morte precoce de Diana em agosto de 1997 após um acidente de carro. Na época, a rainha se dirigiu à nação ao vivo e na televisão para expressar sua dor pela partida da ex-nora e mãe de seus netos, William e Harry.

Elizabeth II também se despediu do marido Philip, que estava com 99 anos, em abril de 2021. Meses depois, em outubro, passou a noite no hospital e foi submetida a “exames preliminares”. A presença dela foi cancelada em alguns eventos, como na COP26 em 1º de novembro. Em fevereiro deste ano testou positivo para Covid-19. A última aparição pública dela foi justamente em seu Jubileu de Platina em junho.

Príncipe Charles e sua esposa Camila, rainha Elizabeth II, príncipe Harry e sua esposa Kate Middleton com os filhos George, Charlotte e Louis. (Foto: WPA Pool – Getty Images – Uso autorizado POPline)

Atualmente, Charles tem 73 anos e é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais velho dele, William, é, por sua vez, o segundo na linha de sucessão. Essa ordem segue com seu primogênito, George, que é o terceiro na linha de sucessão.

Apesar de Harry ter se distanciado da família real após se casar com Meghan Markle, vale dizer que ele mantém sua posição na linha de sucessão e é o sexto na fila depois de seus sobrinhos George, Charlotte e Louis.

A sucessão ao trono é assegurada pela legislação e só uma nova Lei do Parlamento do Reino Unido poderia remover alguém de permanecer na fila de possíveis sucessores.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile