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IMPF: Setor independente de editoras musicais é avaliado em R$ 10,6 bi

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A IMPF (Independent Music Publishers International Forum), instituição que representa editoras musicais independentes, lançou a terceira edição do Independent Music Publishing Global Market View. 

O relatório fornece informações detalhadas sobre o valor da indústria de edição de música independente e a influência do setor no ecossistema do mercado musical. As informações são do Music Week.

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Os dados do documento abrangem o ano de 2021. O período abordado, ainda sob influência da pandemia da covid-19,  reflete o modo de funcionamento do mercado de edição de música, com uma defasagem temporal ligada ao processo pelo qual os royalties são arrecadados e distribuídos no mundo. 

O setor de edição de música independente, definido como empresas com participação no mercado global de 5% ou menos, teve uma participação de mercado coletiva total de 27,1% ligeiramente abaixo dos 27,9% em 2020.

Com base no IMPF Global Market View, tal participação de mercado combinada qualificaria o setor de edição de música independente como uma entidade coletiva com uma participação de mercado superior à da maior editora de música do mundo, a Sony Music Publishing 24,9% em 2021. 

No total, segundo o relatório, o mercado global de edição de música valia € 7,68 bilhões em 2021, o equivalente a R$ 42,48 bilhões, contra € 6,51 bilhões em 2020, com base em números atualizados.

Ainda segundo o relatório, o mercado de edição de música independente valia cerca de € 2,08 bilhões em 2021, o que equivalente R$ 11,50, em comparação com € 1,95 bilhão em 2020. 

O relatório levanta uma série de questões importantes, incluindo a recuperação contínua da pandemia de covid-19 e os desequilíbrios na divisão das receitas de streaming entre música gravada e autoral.

Ele também descreve vários fatores que contribuirão para um negócio de edição de música mais forte nos próximos anos, incluindo a recuperação da performance pública; a retomada das produções de cinema e TV; a recuperação do setor de música ao vivo; e o aumento significativo nos royalties pagos a editores musicais e compositores de direitos mecânicos nos Estados Unidos.

O documento foi apresentado pela presidente da IMPF, Annette Barrett, e discutido durante um painel composto por Emmanuel Legrand (autor do relatório e editor/fundador da Creative Industries News), Eva Karman Reinhold (CEO e fundadora da Smilodon Artist Law & Rights Management e membro da IMPF) , e Aman Khullar (conselheiro geral, Musixmatch, o patrocinador).

“As editoras musicais independentes são uma força criativa vital no negócio da música moderna. Eles também são uma força econômica, como mostra este relatório, respondendo por mais de um quarto do mercado de edição global”, Annette Barrett, presidente da IMPF.

Annette Barrett, presidente da IMPF. Foto: Divulgação

“Coletivamente, as editoras independentes são a principal entidade de edição do mundo, à frente da maior grande empresa. Esta é uma homenagem aos muitos empresários de cada país que desenvolvem compositores e compositores e garantem que eles recebam uma remuneração adequada por sua música”, completa Annette Barrett.

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