Menu
in

Hipgnosis possui catálogo musical avaliado em mais de R$ 11,15 bilhões

Esse catálogo, avaliado no final de março de 2021, continha 64.555 canções em 138 catálogos

Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images

A Hipgnosis é proprietária de um catálogo avaliado em US $ 2,21 bilhões (cerca de R$ 11,15 bilhões), revelou a empresa em uma recente atualização financeira. Esse catálogo, avaliado no final de março de 2021, possuía 64.555 canções em 138 catálogos, de acordo com o relatório.

De acordo com a Music Business Worldwilde, a avaliação refletiu um aumento de quase 18xna receita líquida anual de ações da editora. A avaliação é mais de US$ 200 milhões maior do que os aproximadamente US$ 2 bilhões que a Hipgnosis gastou cumulativamente no catálogo após o IPO da empresa na Bolsa de Valores de Londres, em 2018.

Esse gasto acumulado de ≈ $ 2 bilhões, disse a Hipgnosis hoje, representa um múltiplo de aquisição médio/combinado de 15,32x. Ainda segundo a publicação, nos 12 meses até o final de março de 2021, disse a Hipgnosis, ela adquiriu 84 catálogos por US $ 1,06 bilhão – um preço médio por transação de US $ 12,6 milhões.

Essas aquisições incluíram catálogos de músicas de nomes como Red Hot Chili Peppers, Neil Young, Lindsey Buckingham, Chrissie Hynde, Shakira, Michel Bublé e Metallica produzidos por Bob Rock, Walter Afanasieff, Steve Winwood e o produtor vencedor do Grammy, Andrew Watt.

Chamando 2020/2021 de um “ano notável”, o fundador e CEO da Hipgnosis, Merck Mercuriadis, disse hoje: “[Embora] nunca tivéssemos desejado uma pandemia, ela acelerou o consumo de músicas clássicas por streaming e demonstrou exatamente o que é excelente músicas comprovadas de classe de ativos são. A pandemia parece prestes a nos levar à inflação e, novamente, estamos extremamente bem colocados com o Songs como uma classe de ativos para nossos acionistas serem beneficiários”.

Ele ainda revelou que nos objetivos da empresa, listados há três anos atrás, estavam:

  1. Estabelecer Músicas como uma classe de recursos;
  2. Usar a alavancagem de nosso fundo e as grandes músicas em nosso catálogo para ser um catalisador para mudar a posição do compositor na equação econômica para o benefício da comunidade de compositores e de nossos acionistas;
  3. Substituir o modelo de publicação tradicional quebrado pelo Song Management e agregar valor.

“Tendo dado aos nossos acionistas um retorno total de 41% desde o início, aumentamos nosso NAV em mais de 11% ao longo deste ano fiscal, tendo defendido compositores no mais alto nível, incluindo as audiências DCMS ocorrendo no Parlamento e tendo aumentado nossa receita de sincronização de 9% a 15%, tenho o prazer de dizer que estamos no bom caminho para que o Hipgnosis alcance tudo”, finaliza.

Entenda porque o mercado de catálogos musicais é tão atrativo. Clica aqui!

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Compartilhe:

Sair da versão mobile