Foto: Divulgação
in

Hipgnosis Songs adquire catálogo musical de Shakira

A compra compreende 100% do catálogo musical de Shakira com 145 canções e grandes sucessos

Em um plano ativo de expansão, a Hipgnosis Songs anunciou hoje (13) a aquisição de todo o catálogo musical da cantora e compositora Shakira. A estrela colombiana vendeu 100% de seus direitos de catálogo, incluindo a participação nos lucros como compositora.

A venda compreende todo o catálogo de Shakira com 145 músicas, incluindo sua participação em sucessos globais como “Wherever, Whenever”, “Hips Don’t Lie” e, mais recentemente, “Girl Like Me”, sua colaboração com The Black Eyed Peas. A compra não inclui composições futuras. O catálogo de Shakira continuará a ser administrado por sua editora de longa data Sony / ATV sob um acordo que permanece em vigor por mais sete anos.

“Ser um compositor é uma conquista que considero igual e talvez até maior do que ser um cantor e artista”, disse Shakira no comunicado.

“Aos 8 anos – muito antes de cantar – escrevia para dar sentido ao mundo. Cada música é um reflexo da pessoa que eu era na época em que a escrevi, mas uma vez que uma música é lançada no mundo, ela pertence não apenas a mim, mas também àqueles que a apreciam”, afirma a cantora.

O valor pago pelo catálogo de Shakira não foi divulgado, mas a venda  destaca o potencial dos catálogos internacionais em geral e dos catálogos latinos em particular. Embora tenha havido poucas vendas importantes de catálogos latinos, em novembro a Hipgnosis anunciou que sua aquisição de 42 catálogos da Kobalt também incluía sucessos de Enrique Iglesias, entre eles “Bailando” e “Hero”, além de canções popularizadas por fãs de Ricky Martin, Marc Anthony e Jennifer López.

 

Catálogo Musical – Shakira

 

Ao todo, Shakira colocou 42 canções na parada “Hot Latin Songs” da Billboard, com 11 delas atingindo o primeiro lugar, desde 1998, “Ciega Sordomuda”. Esse catálogo é composto por 145 canções, que fizeram de Shakira a artista latina feminina mais vendida de todos os tempos.

No total, Shakira vendeu mais de 80 milhões de discos até o momento, ganhando três Grammys e 12 Grammys Latinos, além de uma série de outros prêmios. Atualmente, ela tem mais de 32 milhões de ouvintes mensais no Spotify, enquanto seu canal oficial no YouTube está chegando a 20 bilhões de reproduções.

O catálogo de Shakira ganhou atenção renovada após sua apresentação no Super Bowl em 2 de fevereiro de 2020, com suas canções ganhando 20,98 milhões de streams em 2 e 3 de fevereiro – um aumento de 221% em comparação com os 6,53 milhões que ganharam em 31 de janeiro e 1º de fevereiro .

 

Nesse ano, a música mais transmitida entre os dias 2 e 3 de fevereiro por qualquer um dos artistas do intervalo foi “Hips Don’t Lie” de Shakira, que capturou 3,16 milhões de streams nesses dois dias combinados – um aumento de 194% em comparação para o 1,07 milhão que ganhou em 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

No ano passado, Shakira também ultrapassou 30 milhões de assinantes de seu canal no YouTube, um dos apenas 15 artistas a atingir esse número.

“Um passo de cada vez, esta incrível mulher da Colômbia se tornou uma das pessoas mais famosas e influentes do mundo. O que ninguém deve ter como certo é que ela é uma das compositoras mais sérias e bem-sucedidas dos últimos 25 anos, tendo escrito ou co-escrito praticamente todas as músicas que já gravou ”, disse Merck Mercuriadis, fundador da The Family (Music) Limited e Hipgnosis Songs Fund Limited, em um comunicado.

“Ela é uma criadora excelente, que liderou o avanço do que era um enorme sucesso físico para agora ter maior sucesso em streaming do que a maioria de seus contemporâneos”, diz.

 

Aquisições Hipgnosis Songs

 

O anúncio segue uma série de compras de catálogos nos últimos meses, com lendas da música, incluindo Jimmy Iovine e Neil Young vendendo recentemente todos ou parte de seus catálogos de publicação também para a Hipgnosis Songs. Além de Bob Dylan, que vendeu para a Universal Music Publishing no último ano, saiba mais aqui.

O relatório anual da Hipgnosis, divulgado durante o último semestre, mostrou suas receitas disparando em seu primeiro ano completo de negócios, subindo para US $ 81 milhões no período de 12 meses encerrado em março de 2020 para cerca de US $ 8,9 milhões no período anterior.

Confira mais detalhes sobre o mercado aquecido de aquisições de catálogos musicais, clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

Jojo Todynho invasão de privacidade

Invasão de privacidade: Jojo Todynho pede para que fãs parem de ir à casa da sua avó

Olivia Rodrigo primeiro lugar

“drivers license”: Previsão coloca Olivia Rodrigo em #1 na Billboard Hot 100