O Hipgnosis Songs Fund fechou outro negócio significativo de aquisição de catálogo, do lendário produtor musical e mixer Bob Rock. A empresa adquiriu 100% dos direitos de produtor do Rock para o “Metallica” do Metallica e “Call Me Irresponsible”, “Crazy Love”, “Christmas” e “To Be Loved” de Michael Bublé. De acordo com a Music Business Worldwide, no total foram 43 canções.
“A amplitude dos enormes sucessos de Bob Rock é quase impossível de igualar por qualquer criador na história da música. Todo mundo que já trabalhou com Bob sabe que ele faz a diferença, e é por isso que os artistas que ele produziu acabam fazendo vários álbuns com ele, que quase sempre são seus maiores sucessos”, revela Merck Mercuriadis, fundador da The Family (Music) Limited e Hipgnosis Songs Fund Limited.
O movimento de investir na aquisição de catálogos potentes no mercado este ano já passou pelo anúncio da compra do catálogo de Shakira e de Jimmy Iovise, considerado um dos principais executivos da indústria da música.
Sobre as novas aquisições
Bob Rock começou sua colaboração com o Metallica em 1990, co-produzindo seu álbum do mesmo nome com certificado de diamante nos EUA (16x platina), mais conhecido como “The Black Album”. Estreando em 1º lugar em 10 países, o álbum passou quatro semanas no topo do Billboard Top 200 e, em dezembro de 2019, tornou-se o quarto lançamento da história a entrar em sua 550ª semana na Billboard 200. Além disso, ele foi nomeado 255º pela Rolling Stone em sua lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos.
Os cinco singles do álbum “Enter Sandman”, “The Unforgiven”, “Nothing Else Matters”, “Wherever I May Roam” e “Sad but True” estão entre as canções mais conhecidas do Metallica e já foram transmitidas mais de sete bilhões de vezes em todos os serviços.
Ouça o álbum “Metallica”:
Além disso, Bob Rock também é um colaborador de longa data de Michael Bublé, tendo produzido seu álbum “To Be Loved” na íntegra e produzido faixas-chave em mais três de seus álbuns: “Call Me Irresponsible”, “Crazy Love” e “Christmas”.
“Call Me Irresponsible”, lançado em 2007, foi um sucesso global e foi o primeiro álbum nº 1 de Michael Bublé, depois de liderar as paradas em oito países, incluindo os Estados Unidos, onde foi certificado de platina. O próximo lançamento de Rock com Michael Bublé, “Crazy Love” estreou em primeiro lugar nos EUA e no Reino Unido. O álbum é multi-platina em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, onde é 10x platina, tendo vendido mais de 3 milhões de cópias, e os EUA, onde é 2x platina. Além de ter dado a Bublé seu segundo prêmio Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional em 2010.
Em 2011, Michael Bublé lançou o clássico “Christmas”, No.1 em vários mercados, incluindo os EUA, onde passou cinco semanas no topo do Top 200 da Billboard, e vendeu impressionantes 12 milhões de cópias desde seu lançamento em além de ser transmitido mais de 5 bilhões de vezes em todos os serviços.
“To Be Loved”, lançado em 2013, foi o quarto álbum consecutivo de Michael Bublé número 1 nos Estados Unidos. Além de liderar as paradas em mais 17 países, To Be Loved deu a Michael Bublé seu quarto prêmio Grammy de “Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional”.