Foto: Michael Kovac/Getty Images for CORE Gala/Hipgnosis Song Divulgação/"8 Mile" Divulgação/ "Get Rich or Die Tryin" Divulgação
in

Hipgnosis Songs adquire catálogo musical do produtor e executivo Jimmy Iovine

Empresa de investimentos destinou US $ 1,5 bilhão em catálogos de música em apenas dois anos e meio

A Hipgnosis Songs, empresa de investimentos, anunciou hoje (4) que adquiriu 100% do catálogo de Jimmy Iovise, considerado um dos principais executivos da indústria da música – cofundador da Interscope Records e do império de fones de ouvido Beats by Dre, vendido para a Apple Music e também foi executivo da empresa –  que começou sua carreira como produtor musical e engenheiro, trabalhando com Bruce Springsteen, Tom Petty, John Lennon, Patti Smith, U2, Stevie Nicks, Dire Straits e muitos outros de meados dos anos 1970 ao início dos anos 1990.

A crescente Hipgnosis Songs, que investiu mais de US $ 1,5 bilhão em catálogos de música em apenas dois anos e meio, anunciou que adquiriu 100% do catálogo de Iovine de royalties de produtor mundial, compreendendo 259 músicas, e seus royalties de produção de filmes para “8 Mile”, estrelado por Eminem, e “Get Rich or Die Tryin ‘”, de 50 Cent. Os termos do acordo não foram divulgados.

 

Trajetória na Música – Jimmy Iovine

 

Iovine tinha apenas 20 anos quando sua carreira de engenheiro começou a sério com o trabalho nos álbuns “Walls & Bridges” e “Rock and Roll” de Lennon, e continuou com incontáveis ​​horas gastas nos álbuns de Springsteen notoriamente exigentes “Born to Run” e “Darkness on the Edge of Town”.

Sua descoberta como produtor veio com o álbum mais vendido de Patti Smith, “Easter”, que gerou um single de sucesso global com a co-escrita de Springsteen “Because the Night”. Sua onda de sucesso continuou ao longo dos próximos 12 anos, com álbuns de sucesso para Petty (“Damn the Torpedoes”), Dire Straits (“Making Movies”), Nicks (“Bella Donna”), U2 (“Under a Blood Red Sky” e “Rattle and Hum”), Simple Minds (“Once Upon a Time”), e os Pretenders (“Get Close”), entre outros.

 

Esses álbuns incluem sucessos como Petty’s “Refugee” e “Don’t Do Me Like That”, Nicks “Stop Draggin ‘My Heart Around” e “Edge of Seventeen”, U2 “Desire” e Simple Minds “Alive and Kicking. ”

Ele se afastou da produção em 1990 quando foi cofundador da Interscope Records e no processo ajudou a desenvolver as carreiras de Tupac Shakur, Dr. Dre, Eminem, 50 Cent, Nine Inch Nails, Black Eyed Peas, Lady Gaga e muitos mais. Ele também coproduziu “8 Mile” e “Get Rich or Die Tryin”.

Ele fundou a Beats Electronics e a Beats Music com Dre em 2008 e vendeu as empresas para a Apple em 2016 por US $ 3 bilhões, com a Beats Music se tornando a base para a Apple Music e Iovine se tornando um alto executivo da empresa, cargo que deixou em 2018. Em 2013, ele e Dre deram uma doação de US $ 70 milhões para a University of Southern California para criar a USC Jimmy Iovine e a Andre Young Academy for Arts, Technology and the Business of Innovation.

 

Crescimento da Hipgnosis

 

O relatório anual da Hipgnosis, divulgado durante o último semestre, mostrou suas receitas disparando em seu primeiro ano completo de negócios, subindo para US $ 81 milhões no período de 12 meses encerrado em março de 2020 para cerca de US $ 8,9 milhões no período anterior.

A empresa, que está em um período de aquisições sem precedentes de catálogos de compositores e produtores de sucesso – está comprando catálogos de outros criadores de como Dave Stewart de Timbaland e Eurythmics a Jack Antonoff e Jeff Bhasker – que começou a negociar na Bolsa de Valores de Londres em julho de 2018.

Em setembro, a companhia adquiriu o Big Deal Music Group (e sua equipe de 35 pessoas, dando-lhe uma infraestrutura de publicação com base nos Estados Unidos) e em novembro adquiriu cerca de 33.000 canções do Fundo de Capital de Kobalt.

Merck Mercuriadis, fundador da The Family (Music) Limited e Hipgnosis Songs Fund Limited, disse: “Ainda na minha adolescência, percebi que muitos dos meus álbuns favoritos tinham um nome em comum. Os melhores álbuns de John Lennon, Bruce Springsteen, Patti Smith todos tinham Jimmy Iovine neles.

Isso continuou durante os anos 80 com Stevie Nicks, Dire Straits, U2, Simple Minds, The Pretenders, e muito mais de Tom e Patti, e eu tenho estado colado a tudo que Jimmy faz desde então. Seu sucesso incomparável com a Interscope e a Beats significa que ele nunca mais teria que fazer um acordo por dinheiro novamente.

Mas, deixaria para Jimmy descobrir a maneira mais eficiente possível de usar seus royalties de produtor para construir uma escola de segundo grau melhor da classe no interior cidade e mais uma vez fazer uma grande diferença, como fez ao longo de sua vida. É uma honra ser o guardião de seu incrível trabalho nesses álbuns icônicos e estou muito feliz em recebê-lo na família Hipgnosis. ”

Iovine disse: “Estou feliz que meu trabalho como produtor com tantos grandes artistas tenha encontrado o lar certo com a Merck e a Hipgnosis. Vou usar os lucros do acordo para ajudar a iniciativa da Iovine Young Academy de construir uma escola de segundo grau no sul de Los Angeles como parte da Iovine Young Academy da USC e continuar nossos esforços para apoiar a educação”.

A compra do catálogo musical do produtor aponta como o mercado de royalties anda aquecido em escala mundial. Recentemente, a Universal Music Group adquiriu o catálogo do cantor Bob Dylan, saiba mais detalhes clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

Dua Lipa vira professora de dança em vídeo para Vogue britânica

Ashley Tisdale explica por que não pretende assistir “High School Musical” com a filha