Após o lançamento em abril do selo HERvolution, a companhia liderada pela empresária Alana Leguth continua apostando em novas estratégias comandadas por profissionais mulheres da indústria da música. Nesta terça-feira (16), a companhia lançou o seu primeiro clipe em 360º, assinado pela Diretora Mariana Pugliesi, para a música chamada “360” das artistas MC Lianna e Nathy MC ao lado do produtor musical White no Beat. O audiovisual está disponível no Canal do KondZilla, no YouTube, acesse aqui.
Leia Mais:
- Exclusivo: MC Taya é anunciada como primeira artista do Selo Hervolution
- Entrevista: Alana Leguth, cocriadora da KondZilla, fala sobre lançamento do selo HERvolution
- KondZilla contrata produtora de conteúdo Rafaella Giannini, ex-HBO Max
- TikTok e KondZilla lançam versão de hit em prol da vacinação contra covid-19
- KondZilla comemora parceria com POPline: “Construir bastante juntos”
Com o objetivo de mostrar o talento e a versatilidade dos artistas, o clipe foi totalmente filmado em 360 graus, mesclando imagens de uma plataforma 360 e uma câmera 360. No audiovisual, estrelam: MC Lianna, que soma mais de meio milhão de views em seus trabalhos anteriores no YouTube, e dona do recente sucesso “Trap Bitch” é uma das apostas musical em ascensão do HERvolution. Juntamente com a Nathy MC, ex-Pulse 011, possui mais de 15 anos de carreira no Rap/Trap e seus sucessos somam milhões de visualizações no YouTube e números significativos no Spotify.
O POPline.Biz é Mundo da Música entrevistou a Diretora Audiovisual Mariana Pugliesi, que revelou detalhes sobre a sua carreira, a construção do visualizer e os novos projetos do HERvolution.
HERvolution: confira a entrevista na íntegra com a Diretora Audiovisual Mariana Pugliesi
POPline.Biz MM – Conta um pouco sobre a sua história no audiovisual, como ela iniciou? Quanto tempo você possui de carreira e em quais trabalhos você já esteve envolvida?
Mariana Pugliesi – Bom, eu sempre gostei de edição de vídeo e fotografia, principalmente, trabalho nessa área há uns 15 anos. Meu primeiro emprego como editora de vídeo numa emissora de TV foi aos 19 anos. Eu me envolvi desde muito cedo com trabalhos socioculturais sempre tentando enaltecer as minorias.
Faço parte de um coletivo de arte e cultura urbana e dentro desse coletivo, ganhamos vários editais como VAI, PROAC entre outros. De forma pública no ramo audiovisual eu me envolvi em trabalhos pequenos realmente, fui co-diretora, roteirista e editora do documentário independente Respeita as Mina: Reggae que visava aumentar a visibilidade da mulher dentro do cenário musical.
E trabalhei na primeira temporada o HERvolution TV. Dirigi recentemente mais um videoclipe dentro do HERvolution, esse sendo a MC Taya e ainda não lançado. Mas, de fato, o maior trabalho que eu realizei foi esse clipe “360”.
POPline.Biz MM – Como foi a experiência da gravação em 360°? E como surgiu a ideia de trazer essa tecnologia para o clipe da MC Lianna e Nathy MC?
Mariana Pugliesi – Foi incrível! Sem querer ser extremamente feminista, mas já sendo, trabalhar em um set quase que inteiramente formado de mulheres é uma experiência sem igual para qualquer mulher nessa área. A ideia surgiu da cabeça da nossa visionária, nossa diretora geral, Alana Leguth, né?!
Ela pensou nessa estética toda e em inserir a plataforma giratória, ela visualizou as coisas na cabeça dela e falou pra gente: ‘vamos, gente, vai dar certo, vai ficar bonito’ e ficou! É um gap muito grande entre a ideia na nossa cabeça, e tornar essa estética em algo físico, mas, ela nos direcionou e passou uma segurança muito grande pra gente na hora da gravação. O resultado foi essa estética única que vocês vão poder ver no clipe.
POPline.Biz MM – Como você definiria a experiência para os fãs que é criada a partir de um vídeo 360°? O que você pensou em transmitir?
Mariana Pugliesi – Quisemos passar uma ideia do 360 de fato, como é o nome da música, mas também de algo dinâmico e inovador, algo fresco. A Lianna é uma MC nova, o HER é um selo novo, então quisemos passar nessa peça audiovisual todas essas novidades e inserindo a plataforma da SlowVision também, porque é um recurso que sinceramente eu não me lembro de ver em nenhum outro clipe por aí.
POPline.Biz MM – O visualizer pode ser compreendido como uma “versão mais fácil e acessível” para soluções audiovisuais. Você acredita que esse formato ajudou a democratizar a criação de um novo modelo de produtos audiovisuais para os artistas?
Então, esse projeto né, essa peça na verdade é um clipe, não é um visualizer porque o visualizer consiste em cenas repetidas onde as artistas não dublam a música. Mas, falando sobre visualizer temos alguns a serem lançados aí pela frente e sim, acredito que é um formato bem interessante e que pode trazer muita riqueza para esse cenário de videoclipes.
O visualizer permite que as criações sejam mais poéticas, mais artísticas sabe?! Isso traz muitas possibilidades pros produtores e diretores pirarem bastante nas ideias, nas cores e acho que isso é incrível porque é de fato algo mais simples de executar.
POPline.Biz MM – Você também está envolvida em outros projetos da HERvolution? O que podemos esperar nos próximos meses em termo de tecnologia e inovação?
Sim, no HER somos em 4 contando a Alana. Então, todas nós estamos envolvidas em todos os projetos, sabe? Super multitarefas! O HERvolution vai muito além do que um selo musical, estamos avançando para nos tornar uma plataforma 360º e ocupar todos os espaços possíveis em todos os meios de comunicação. Temos de fato muitas novidades pela frente, muitas mesmo!
FICHA TÉCNICA | 360 – MC Lianna, Nathy MC e White no Beat, HERvolution
Direção: Mariana Pugliesi
Op. Camera: Albert Rodrigo
Edição: Matheus Becker
Produção: Leticia da Matta
Beleza: Thamara Rodrigues
Bailarinas: Nauane Brito e Ingrid de Oliveira