in ,

Guns N’ Roses: “Sweet Child O’ Mine” bate um bilhão de streams no Spotify

Banda entra para seleto grupo dos bilionários na plataforma. Veja quem mais ultrapassou a marca.

Clipe de "Sweet Child O' Mine" / Reprodução YouTube

O Guns N’ Roses chegou a uma marca impressionante esta semana: “Sweet Child O’ Mine” bateu um bilhão de streams apenas no Spotify. A faixa foi lançada há 34 anos e é um clássico da carreira da banda presente no álbum “Appetite for Destruction”.

O número fica ainda mais gigantesco para o Guns ao lembrarmos que o clipe, liberado há 11 anos, no YouTube já está em 1,2 bilhão de visualizações. Este é o primeiro clipe lançado oficialmente nos anos 1980 a chegar a marca.

A imprensa internacional especializada comemorou a marca relembrando outros números importantes para o Guns N’ Roses. “Appetite for Destruction” vendeu 18 milhões de cópias no mundo e é a melhor estreia de um disco de todos os tempos, segundo a Forbes. Em 1988, um ano depois de lançada, “Sweet Child O’ Mine” chegou ao topo da principal parada de músicas dos Estados Unidos, a Hot 100 da Billboard.

Leia mais:

“Smells Like Teen Spirit” (Nirvana), “In The End” (Linkin Park), “Don’t Stop Believin'” (Journey) e “Bohemian Rhapody” (Queen) são outros hinos de rock também com um bilhão de execuções na plataforma. Para celebrar o chamado “Billions Club”, o Spotify possui uma playlist especial que incluem ainda músicas de nomes como Panic! at the Disco, Coldplay, The Killers, Arctic Monkeys, Imagine Dragons, Foster the People, twenty one pilots, Toto, Hozier, entre outros.

Retorno dos shows e “Absurd”

Guns N’ Roses ao vivo / Foto: facebook.com/gunsnroses

O Guns N’ Roses também voltou aos palcos após 17 meses de interrupção forçada devido à pandemia de coronavírus no mundo. O primeiro show da banda aconteceu no sábado (31/7), no Hersheypark Stadium, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Veja a setlist.

E o bom humor foi a tônica desta apresentação desde o primeiro minuto. Dos alto-falantes uma voz anunciava: “Olá, Hershey! Você queria o melhor. Bem, eles não puderam vir. Aqui está o que você merece – de Hollywood, Califórnia, Guns N’ Roses!“.

Foram duas horas e meia de um setlist que contou com 20 músicas de seu lendário catálogo. Até mesmo Axl Rose estava em uma noite brincalhona e disse para a plateia: “Estamos apenas tentando lembrar como fazíamos isso aqui. Voltando ao ritmo das coisas“.

No show seguinte, uma novidade pomposa aos fãs. “Alguns de vocês podem ter ouvido isso com outro nome. Mas é realmente meio absurdo tentarmos isso?“, brincou Axl Rose. “E eles nem conhecem a piada ainda. Ok, esta se chama ‘Absurd’, completou. A música é uma faixa que guarda semelhanças significativas com “Silkworms”, oriunda das sessões do álbum “Chinese Democracy” (2008). O Guns N’ Roses tocou “Silkworms” em quatro ocasiões diferentes em 2001 (uma delas na apresentação do Rock in Rio daquele ano). Desde então, nunca mais foi apresentada.

Ao contrário de “Silkworms”, a nova versão apresenta partes de guitarra lamentosas – uma cortesia de Slash – e parece abrir mão dos elementos eletrônicos encontrados na versão antiga. De toda forma, “Absurd” é a coisa mais próxima de um novo material do GNR desde que parte da formação clássica reuniu-se em 2016.