Conforme relatou a BBC News norte-americana, a gravação de 1h foi feira pelo escritor John Bloomfield em Buckinghamshire no dia 4 de abril de 1963, quando o Fab Four se apresentou lá. Bloomfield – que agora tem 75 anos – tinha apenas 15 na época. Ele revelou a existência da fita durante uma entrevista a jornalista britânica Samira Ahmed:
“Foi um show único dos Beatles, realizado para um público quase inteiramente masculino”, escreveu Ahmed sobre a descoberta. “E, crucialmente, apesar dos aplausos e alguns gritos, a fita não é abafada pela reação do público.”
O setlist era composto por músicas do álbum de estreia dos Beatles, “Please Please Me”, lançado em 22 de março de 1963, além de alguns covers de R&B do lendário grupo.
Ahmed e o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, são as únicas pessoas que ouviram a gravação completa depois que Bloomfield concordou em tocá-la pela primeira vez.
“A oportunidade que esta fita apresenta, que é completamente inesperada, é fantástica porque ouvimos [os Beatles] apenas no limiar da descoberta da fama mundial completa”, disse Lewisohn à BBC.
Foto: Divulgação/TikTok
“Portanto, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde eles podem ser ouvidos e onde a fita realmente os captura adequadamente, em um momento em que eles também podem brincar com o público.”