Kacey Musgraves é uma das mais conhecidas cantoras country, mas ela não vai concorrer ao Grammy na categoria do gênero musical com seu novo álbum, o “star-crossed“. O comitê da Recording Academy fez a tradicional reunião para enquadrar as indicações nas categorias corretas e, assim, decidiram que Kacey fica melhor representada no pop.
Leia Mais:
- Kacey Musgraves estreia novo álbum no Top 3 da Billboard 200
- Billboard faz apostas para “Álbum do Ano” no Grammy 2022
- Katy Perry responde sobre não ter ganhado nenhum Grammy
De fato, o “star-crossed” é muito inspirado no pop, mas é contraditório observar que o disco anterior “Golden Hour” (2018), tem uma sonoridade muito parecida e, mesmo assim, levou prêmios country. Em 2019, ela saiu com os prêmios “melhor álbum country”, “melhor música country”, “melhor performance solo country”, além do “álbum do ano”.
A equipe da cantora não concordou com a decisão e até enviou uma carta à academia pedindo para reconsiderar, mas a decisão foi tomada.
Entre os argumentos da equipe, está a luta pela diversidade e presença feminina no country. “Os números falam e são de registro público, com as mulheres representando apenas 10 por cento de todas as rádios country”, escreveu Cindy Mabe, representante da gravadora Universal Music Group Nashville.
“Só este ano a música country tem estado atolada na polêmica em torno de um dos maiores artistas do formato, Morgan Wallen, que usou uma calúnia racial e conquistou fãs e público a partir dela. ISSO NÃO É TUDO O QUE SOMOS. Sob a superfície estão os artistas que mudam tudo e são guiados pelo exemplo de Kacey Musgraves“, continuou.
Kacey Musgraves se pronunciou
Kacey Musgraves mostrou que está insatisfeita com a decisão do Grammy. “Você pode tirar a garota do country, mas você não pode tirar o país da garota“, escreveu ela com uma foto ainda criança, toda paramentada com roupa de cowgirl.
Nos stories do Instagram, ela publicou fotos e vídeos ao lado de algumas das maiores lendas do country, incluindo Shania Twain, George Strait, Martina McBride, Reba McEntire, entre outros. Ao final, uma foto dando o dedo do meio em uma clara afronta ao Grammy.