Show Teste Espanha, banda Love of Lesbian para 5 mil pessoas
Foto: Show Teste Espanha, banda Love of Lesbian para 5 mil pessoas/Reuters
in

Governo de SP anuncia 10 eventos-teste para planejar retomada

Governo de SP define que de 15 de junho a 30 de julho, monitoramento ajudará a refinar regras para o setor, que foi o mais afetado na pandemia da COVID-19

O Governador de SP João Doria anunciou nesta quarta-feira (26) que o Estado de São Paulo irá realizar, de 15 de junho a 30 de julho, 10 eventos-teste para testagem e acompanhamento das pessoas por duas semanas. O objetivo é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor no segundo semestre.

Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante, e aqui vamos fazer de forma segura, controlada e com testagem rápida”, disse Doria.

Os eventos previamente definidos ocorrerão em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do Governo do Estado. De acordo com o comunicado, o objetivo deste estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.

A iniciativa será feita em duas feiras de economia criativa – incluindo uma que reunirá artesãos de diversas feiras da capital paulistana –, uma feira corporativa – seguindo o modelo da Expo-retomada –, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e três eventos noturnos.

Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR, diagnosticando pessoas que estão contaminadas e transmitindo a COVID-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.

Não é uma retomada, não é uma abertura, são 10 eventos-teste para que possamos ter um planejamento seguro no segundo semestre, com responsabilidade, baseado na ciência e baseado em dados”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Para favorecer a retomada segura deste setor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar um curso de biossegurança de protocolos sanitários para capacitar profissionais de festas e eventos, bares e restaurantes, com destaque para as equipes de cozinha, atendimento de salão e bar.

A iniciativa visa a execução dos protocolos sanitários relacionados à prevenção da COVID-19. Serão 3 mil vagas ao longo do ano com aulas remotas de 84 horas, divididas em três módulos, que estão sendo construídos com os setores econômicos. As inscrições serão abertas no site a partir de agosto.

Show do grupo Love of Lesbian em Barcelona, com 5.000 pessoas mascaradas com PFF2 e testadas para a Covid-19 (Albert Gea/Reuters)
Foto: Show do grupo Love of Lesbian em Barcelona, com 5.000 pessoas mascaradas com PFF2 e testadas para a Covid-19 (Albert Gea/Reuters)

O treinamento desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico é feito em parceria com o Centro Paula Souza, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ANR (Associação Nacional dos Restaurantes) e Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos).

Testagem SP

O Governo de São Paulo também anunciou nesta quarta-feira o Testagem SP, plataforma online que tem por objetivo estimular empresas e organizações a contribuir com triagem, testagem e informações da COVID-19 em seus ambientes de trabalho.

O modelo baseado em confiança e colaboração é iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Coalizão Saúde. O projeto é válido para empresas, organizações sem fins lucrativos e demais organizações privadas no Estado de São Paulo.

A instituição deve se cadastrar na plataforma e responder ao questionário, em caráter autodeclaratório, de 20 perguntas sobre triagem, testagem e comunicação. Cada item tem uma pontuação e, caso atinja 70%, a instituição é considerada “empresa que segue os protocolos de combate à COVID-19”. Para saber mais detalhes, acesse aqui.

1º Evento-Teste do Brasil

No início do mês de maio, o Brasil deu o primeiro passo para a retomada dos eventos presenciais, em uma modalidade similar as ações adotadas principalmente nos países da Europa: com tecnologia e testagem rápida. O evento teste inicial foi realizado em um batizado São Paulo, no último domingo (9), organizado pela Mirella Park, assessoria, gestão de eventos e casamentos. A testagem foi apoiada pelo SnapTest, uma solução tecnológica que permite aos participantes acessar com o seu celular às localizações onde podem realizar o teste, além de efetuar a marcação online.

Para além disso, com este sistema, o resultado é comunicado para o celular, através de um QRCode permitindo que o participante apenas compareça em caso de resultado negativo. Dessa forma a organizadora conseguiu garantir a segurança de todos os convidados e também do seu staff. Confira mais detalhes sobre essa tecnologia, acessando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

Exclusivo: Flay conta detalhes de “Coração em Stand-By”

“Gueto”: IZA anuncia novo single para a próxima quinta-feira