‘Câmbio! Câmbio!’, Giulia Be está tentando estabelecer conexão para avisar que “DISCO VOADOR”, seu disco de estreia, acaba de aterrissar entre nós. O projeto, que aposta em uma identidade toda alienígena e interplanetária, chegou às plataformas digitais no primeiro minuto desta terça-feira (22). O disco celebra uma jornada da artista através das estrelas, tempo, amor e espaço.
LEIA MAIS:
- Grammy Latino: Giulia Be apresenta Lifetime Achievement Award para Rita Lee
- Giulia Be está na mira de DISCO VOADOR em capa de novo álbum
- De menina solta a estrela da Netflix: Giulia Be faz sucesso com Depois do Universo
“Prontos para serem abduzidos?” – foi assim que Giulia anunciou oficialmente a chegada do álbum, no dia 8 desse mês. Agora que já o temos entre nós, o público pode desfrutar das 13 faixas presentes. Dessas, 7 são inéditas. “LOKKO”, “desficava” e “pessoa certa hora errada” são algumas outras que já haviam caído nas graças dos ouvintes.
A tracklist de “DISCO VOADOR” está estruturada em três partes: em “LADO A-LIEN”, que abre o disco, o público é apresentado às músicas vibrantes, que se conectam com atmosferas marcianas, em uma melodia mais disco club. Em seguida, o “LADO B-E” traz composições que representam um lado humano, mais sensível e pessoal da cantora. Por último, adentramos o “MULTIVERSO”, que chega como um lado extra, das músicas em espanhol e inglês, que representam mais uma faceta da artista, com toda sua versatilidade e talento.
Nesta segunda-feira (21), a cantora promoveu um evento para mostrar com exclusividade as faixas aos fãs. Sobre a experiência, Giulia escreveu: “ontem realizei um sonho: mostrar o álbum pessoalmente pra alguns de vocês antes do lançamento. ver a reação de vocês ao vivo, cantando, dançando, chorando e conseguir compartilhar cada detalhe do processo desse projeto, foi mágico. nem as palavras mais bonitas desse mundo [ou de marte] são capazes de explicar o que senti nessa noite. essa é a hora que o DISCO VOADOR deixa de ser meu e passa a ser NOSSO”.
LEIA MAIS:
- Romântica, Giulia Be lança clipe para Depois do Universo
- Depois do Universo: filme com Giulia Be está no Top 10 em mais de 40 países
- Giulia Be e Henrique Zaga revelam bastidores de cena de sexo em filme
Confira um ‘track by track’ do álbum, nas palavras da própria Giulia:
“BRASIL TÁ EM FESTA!” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“Quando terminamos a música, eu sabia que seria ela a abertura deste álbum. Sinto que essa faixa passa uma energia que dita o tom perfeito para o álbum já nos primeiros segundos da introdução. Não tem ninguém mais animado no mundo do que o povo brasileiro. Quis trazer um disco pop com uma atmosfera animada para o público curtir e estar em festa realmente, cantando sobre amor de um jeito cósmico e verdadeiro.”
“FBI” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“Essa faixa faz parte da leva de músicas que escrevi com o meu irmão no ano passado. Eu tinha acabado de passar pela situação descrita na música, e essa letra foi a nossa maneira de ressignificar aquilo na minha vida através de humor e uma track dançante. Estou sempre buscando novos jeitos de contar histórias que já ouvimos muitas vezes, exaltando o ponto de vista feminino e trazendo frases curtas e eficientes para ‘provar meu ponto’, e acredito que essa faixa é a culminação disso.”
“A GNT N TA JNT” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“A melodia dessa música traz uma mistura pura do disco dos anos 70 com uma roupagem mais atual, com uma letra que muitas pessoas podem se relacionar, aquele amor que tem tudo para acontecer, mas não estão juntos por várias questões ao redor. Já vivi uma situação assim e assim que comecei a produzir a faixa no Logic Pro com aquele loop de guitarra, eu sabia que era a pista perfeita para destrinchar aquele sentimento.”
“LOKKO” (Giulia Be / Rodrigo Gorky / Ibere Fortes / Maffalda / Arthur Marques / Zebu / Danyel Marinho)
“Essa faixa foi se moldando ao longo do tempo, e sua versão final que veio ao mundo traz uma letra que carrega muito mais atitude e força, um processo de evolução que eu mesma passei entre a época que escrevi e quando de fato lancei. Me inspirei muito em algo que vivi, nesse amor louco que te faz sentir completamente diferente. A produção nasceu de um experimento de referências oitentistas e sci-fi que pairavam pela minha criatividade, e o Paul e sua equipe finalizaram o arranjo com muita maestria e alto astral.”
“PLANETA MARTE” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“Eu escrevi essa faixa em um momento muito singular da minha vida. Tem momentos em que nós ficamos tão desiludidos com fatores que acontecem ao nosso redor, com informações cada vez mais rápidas e acabamos nos perdendo, nos traz a vontade de nos isolar. Acredito que muitas pessoas já tiveram esse sentimento, de olhar pro céu e pedir para alguém nos tirar de uma situação que nos desorganiza. Essa música é, de certa forma, um pedido para que as pessoas tentem se unir através de um diálogo democrático e uma boa conversa, e encontrem pontos de semelhança apesar das diferenças.”
“aviso de amigo:” (Giulia Be)
“Essa música inaugura o ‘LADO B-E’, como se o ouvinte tivesse chegado em um novo planeta, uma versão da terra no futuro, evoluída em direções extraterrestres. Eu originalmente escrevi ela pra outro artista cantar, um homem, mas encontrei ela nos meus rascunhos e de última hora decidi incluir no álbum, pois percebi que a letra ganha muito mais força na voz de uma mulher, acho que foge do óbvio. Me permiti executar o segundo verso em forma de uma poesia cantada, um estilo que me canta muito e me permite desenvolver uma letra muito específica pro ouvinte.”
“desficava” (Giulia Be)
“A nossa forma de nos relacionar com o tempo pode ser medida de diferentes formas, até mesmo pelas palavras que usamos. ‘desficava’ vem dessa sensação de querer voltar no tempo e reescrever o passado, alterando uma linha do tempo em que você não teria cometido os mesmos erros ou atitudes. Quem nunca quis voltar no tempo para ‘desficar’ com alguém? A faixa 7 inaugura o que eu chamo da “TRILOGIA DO TEMPO”, que começa com essa música e termina com um olhar mais amadurecido na faixa 9, “pessoa certa hora errada”. As três faixas fazem uso de referências a uma viagem pelo tempo e espaço, em momentos diferentes, e de maneiras distintas explicam cronologicamente uma história que eu vivi.”
“tempo” (Giulia Be)
“Enquanto a maioria das outras músicas contém uma malandragem característica das minhas letras, essa se destaca pelo ponto de vista completamente entregue e vulnerável, onde, apesar da dor, não escondo nada. Queria que fosse uma música que refletisse minha essência, escrevendo no piano com toda a minha verdade. É o momento pós aquela relação profunda, expondo meu coração para o mundo e retratando o amor da forma mais pura possível. Sem querer influenciar a opinião de ninguém, mas essa é minha preferida do álbum… talvez até a preferida que eu já escrevi em português.”
“pessoa certa na hora errada” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“Carregada de sofrência pop, apelidada de “pche”, essa faixa traz uma letra que muitas pessoas se relacionam. Mesmo às vezes não sendo a hora certa, por diversos motivos, isso não desmerece o que as pessoas viveram no tempo que estavam juntos. O sentimento é real, mas não era para ser. Não quer dizer que era mentira, só não era a hora certa. Concluindo a “TRILOGIA DO TEMPO”, essa música mostra um olhar amadurecido que eu consegui desenvolver da situação… é verdade quando dizem que existem feridas que somente o tempo cura.”
“show” (Giulia Be / Danyel Marinho)
“A letra da faixa fala sobre as ilusões e desilusões de um romance de brincadeira, refletindo sobre como essa criação de narrativa inventada por uma parte do público, pode ser destrutiva e incentivar uma competitividade feminina.”
“pSi Lo saBE” (Giulia Be / Chris Chill / Calleb Calloway / Angelo Torres)
“Dando início ao MULTIVERSO, com outras facetas da minha trajetória musical, exploro um lado mais reggaeton com a letra em espanhol, algo que não podia deixar de fora deste álbum, porque faz parte da minha identidade, essas diferentes versões que se complementam ao mesmo tempo que se diferem. Escrevi essa música após voltar de Tulum, no México, onde eu havia passado a semana dançando um remix de uma música brasileira que contava as histórias das guerreiras da mata. pSi Lo saBE foi feita no mesmo BPM, e tentei trazer influências percussivas que conseguissem canalizar um lugar tribal da alma também. Foi uma das mais divertidas de escrever, com certeza, e tenho um orgulho especial pelo verso em inglês onde brinco com muitas referências e personagens da minha vida.”
“2PALABRAS” (Giulia Be / Luis Salazar / Gale)
“A música fala sobre amor, desejo e (im)possibilidades, é um trabalho bem diferente das demais, até por isso integrando um multiverso de possibilidades e Giulias. A letra conta a história de um menino arrependido que deseja reconquistar a sua amada, culminando em um refrão que o aconselha a correr atrás do relacionamento. Adoro escrever do ponto de vista de narradora, e essa música começou como uma balada de piano, então a produção final sentiu-se muito autêntica com a minha essência ao mesmo tempo que inaugurou uma sonoridade nova no meu repertório.”
“matching tattoo” (Giulia Be / Chris Chil)
“Fechar o álbum com essa faixa é a bela conclusão de diferentes fases de no amor, que para mim teve um final extremamente feliz. Escrevi ela para o meu namorado, em um estado puramente apaixonada, e fazê-la em espanhol a deu um significado ainda mais romântico, com uma língua que para mim traz uma luz mais que especial no coração. No final, por conta da música, acabamos fazendo mesmo uma tatuagem juntos! Nossa “matching tattoo” guarda um significado gigante e importante pra gente, e é um lembrete eterno da nossa amizade, amor, e lealdade.”