Como um dos 15 maiores mercados da indústria de games no mundo, o Brasil segue ganhando destaque nesse cenário e, em pesquisa realizada recentemente, nossos gamers aparecem com uma média de 2h30 diárias jogando videogames.
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Os dados de consumo de games no mundo foram divulgados pela Target Group Index Global Quick View, divisão da empresa Kantar, após pesquisa com 85 mil entrevistados em 35 países.
Aqui no Brasil, a pesquisa apontou que 67% dos entrevistados se afirmaram jogadores de videogame e o tempo médio de jogo diário é de 2h30. O número é um pouco maior que a média diária de tempo de jogo global, que ficou em 2h14.
O tempo médio de jogo diário dos gamers brasileiros é apenas poucos minutos menor que o dos gamers dos Estados Unidos, que ficou em 2h38. Os gamers estadunidenses ficaram atrás apenas dos jogadores da Arábia Saudita, com 3h01 diárias de jogo, e das Filipinas, com 2h58.
YouTube VIBES: games arrecadaram mais que música e cinema juntos
O YouTube Vibes, estudo trimestral da plataforma, fez um levantamento para entender a “gamedemia”, essa nova compreensão dos games como uma expressão cultural. O time de Cultura e Tendências do YouTube, em parceria com a float, fez uma investigação qualitativa e quantitativa dessa tendência.
Essa mistura de realidade virtual e aumentada já é oferecida por muitos jogos, como Minecraft, Roblox, The Sims, Free Fire e o hit Fortnite, mas ela está se tornando também um ambiente para consumir produtos, produzir conteúdos e até assistir a shows. Um exemplo disso é a turnê “Rift” da Ariana Grande, que em agosto de 2021 atraiu cerca de 12 milhões de jogadores online simultaneamente.
As narrativas, os gráficos e as tecnologias envolvidas nesse mundo virtual avançaram tanto que hoje os games são uma dimensão cultural tão importante quanto a música e o cinema.