in ,

Dona do ‘Fortnite’, Epic Games compra Bandcamp e amplia estratégia musical

A Bandcamp continuará operando como um mercado independente e comunidade musical, e permanecerá sendo liderada por Ethan Diamond, cofundador e CEO da Bandcamp

Dona do Fortnite, Epic Games compra Bandcamp e amplia estratégia musical
Dona do Fortnite, Epic Games compra Bandcamp e amplia estratégia musical. Foto: Divulgação

A desenvolvedora de videogames Epic Games anunciou ontem (2) que comprou a Bandcamp, a loja de música online e comunidade voltada para artistas independentes. Os termos do acordo não foram divulgados.

Plataformas justas e abertas são fundamentais para o futuro da economia criadora. A Epic e a Bandcamp compartilham a missão de construir a plataforma mais amigável para os artistas que permite aos criadores manter a maior parte de seu dinheiro suado. Bandcamp desempenhará um papel importante na visão da Epic de construir um ecossistema de mercado de criadores para conteúdo, tecnologia, jogos, arte, música e muito mais“, disse o comunicado da Epic Games, mais conhecida como a empresa por trás dos fenômenos de jogos como ‘Battle Royale’ e ‘Fortnite’, ao anunciar o acordo.

Leia Mais:

“Não poderíamos estar mais animados em receber a equipe da Bandcamp na Epic Games”, disse Steve Allison, vice-presidente e gerente geral da loja da Epic Games. “A Bandcamp construiu uma comunidade e negócios incríveis, onde artistas em ascensão podem ter sucesso graças ao apoio direto de seus fãs, com um dos melhores modelos e termos de receita da música. Isso se alinha com a abordagem da Epic de apoiar criadores em todas as mídias e permitir que eles se conectem diretamente com seus fãs.”

A Bandcamp continuará operando como um mercado independente e comunidade musical, e permanecerá sendo liderada por Ethan Diamond, cofundador e CEO da Bandcamp. Os produtos e serviços dos quais os artistas utilizam atualmente permanecerão.

“Continuaremos a construir o Bandcamp em torno de nosso modelo de receita de artistas em primeiro lugar (onde os artistas obtêm uma média de 82% de cada venda), você ainda terá o mesmo controle sobre como você oferece sua música, as sextas-feiras do Bandcamp continuarão conforme o planejado, e o Daily continuará destacando as diversas e incríveis músicas do site”, afirma o CEO da Bandcamp.

De acordo com Diamond, eles estão trabalhando nos bastidores com a Epic para “expandir internacionalmente e impulsionar o desenvolvimento na Bandcamp”, desde o básico, como as páginas de álbuns, aplicativos móveis, ferramentas de merchandising, sistema de pagamento e recursos de pesquisa e descoberta, além de iniciativas mais recentes, como a prensagem de vinil e serviços de transmissão ao vivo.

Exclusivo: Som Livre e Fortnite firmam parceria musical

“Desde a nossa fundação em 2008, somos motivados pela busca de nossa missão, que é ajudar a espalhar o poder de cura da música construindo uma comunidade onde os artistas prosperam através do apoio direto de seus fãs. Essa ideia simples funcionou bem, com pagamentos a artistas e gravadoras chegando a US$ 1 bilhão.”

“E embora ao longo dos anos tenhamos ouvido de outras empresas que queriam nos juntar a elas, sempre sentimos que fazer isso só seria emocionante se elas acreditassem firmemente em nossa missão, estivessem alinhadas com nossos valores e não apenas quisessem ver o Bandcamp continuar, mas também queria fornecer os recursos para trazer muito mais benefícios aos artistas, gravadoras e fãs que usam o site. A Epic preenche todas essas caixas. Compartilhamos a visão de construir o ecossistema mais aberto e amigável ao artista do mundo e, juntos, poderemos criar ainda mais oportunidades para que os artistas sejam remunerados de forma justa por seu trabalho.

Dona do Fortnite, Epic Games compra Bandcamp e amplia estratégia musical
“Bandcamp continuará operando como um mercado independente e comunidade musical”, afirma CEO da empresa após anunciar a aquisição pela Epic Games. Foto: Unsplash

Com a aquisição da Bandcamp, a Epic Games amplia a sua estratégia musical, após cases milionários – tanto em espectadores, quanto em receita – envolvendo os artistas Travis Scott e Ariana Grande. A união de games e música que sempre foi forte, promete ainda mais elos e desdobramentos em 2022.