in , , ,

Gaby Amarantos defende Beyoncé após crítica de Pitty: “Não existe timing certo”

A cantora sugeriu que a soteropolitana pesquise para saber mais sobre o trabalho da norte-americana com a BeyGood.

Gaby Amarantos, Beyoncé e Pitty. (Foto: Instagram/@gabyamarantos; @pitty e Beyonce.com)

A crítica que Pitty fez à Beyoncé nesta quarta-feira (27) segue dando o que falar msmo depois da brasileira ter excluído a publicação. Dessa vez, Gaby Amarantos utilizou suas redes sociais para rebater o que foi dito pela colega de profissão e, ainda, a alertou sobre a forma como o posicionamento dela pode ser interpretado.

Pitty disse que Beyoncé quis “fazer a Irmã Dulce” ao vir ao Brasil. (Foto: Beyonce.com)

LEIA MAIS:

Através do X (antigo Twitter), a cantora enviou uma mensagem para Pitty. Logo no começo, ela afirma ser amiga da cantora soteropolitana e, por isso, se sentiu na liberdade de expor que discorda com a forma como a voz de “Teto de Vidro” se posicionou.

Em uma série de tweets, Gaby Amarantos explicou que a forma como Pitty criticou a cantora é muito perigosa, especialmente por seu privilégio branco. “Quando você, como mulher branca, questiona o trampo memorável da BeyGOOD tu tens que pensar muitas vezes antes falar. Para quem precisa de ajuda, não existe timing certo”, escreveu.

“Para nós, artistas e pessoas negras desse país, vermos uma artista do tamanho dela olhando para o Brasil, para o Nordeste e para tua cidade com olhar de cuidado e solidariedade nos faz acreditar que também podemos“, acrescentou.

Depois disso, a cantora paraense reforçou que sabe como Pitty é e que é uma grande fã das atitudes da artista. “Eu sei que tu és aliada e sei também que eu poderia ter te mandado uma mensagem privada, mas acho importante me manifestar nesse momento como uma artista que entende a dimensão e a importância da Beyoncé ter escolhido vir pessoalmente demonstrar todo seu amor pelos fãs brasileiros, escreveu.

Por fim, Gaby Amarantos sugeriu que Pitty pesquise mais sobre a BeyGood, fundação da Beyoncé, que já atua com projetos brasileiros há mais de dez anos. Ela também pontuou que o trabalho de Beyoncé não deve ser comparado ao de outras mulheres. “Não é necessário comparar o trabalho dela com o de ninguém. Até porque, se a gente for entrar na questão ‘privilégio’, mulheres negras saem perdendo, adicionou.

“Então, espero poder te encontrar no futuro, te abraçar e conversar contigo com muita honestidade e afeto como já fizemos outras vezes”, encerrou.

Entenda o que Pitty falou sobre Beyoncé

A cantora Pitty causou controvérsia no Twitter ao comentar a recente passagem de Beyoncé por Salvador, cidade natal da roqueira. “(…) e a B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno Natal (não me cancelem, eu amo, mas esse timing tá fod*”, twittou Pittyque está comemorando os 20 anos de seu álbum de estreia.

Nas réplicas dos seguidores e outros usuários do Twitter, é fácil ver que o comentário não caiu bem. “Que comparação infeliz…”, comentou o DJ Guilhermo“O título desse tweet deveria ser: Manu Gavassi & Pitty, o pacto da branquitude”, replicou o perfil Rap World.

A citação à Manu Gavassi é porque Pitty participou recentemente de um clipe/curta-metragem da cantora, e falou sobre isso no mesmo tweet. Segundo Pitty, “Manu lançou um assunto(s) importante(s) para debater o feminino na arte”. As pessoas se questionam porque ela achou o timing da brasileira apropriado e o da Beyoncé não.