Embora a abertura dos portões do Rock in Rio seja sexta-feira (2), o POPline.Biz é Mundo da Música esteve presente na Cidade do Rock nessa terça-feira (30) para o evento teste. Um dos espaços presentes é o do TikTok, que faz a sua estreia nesta edição do festival. É possível acompanhar tudo o que vai acontecer nos sete dias, pela as hashtags #MeuSonhoRockinRio e #RockinRioEuVou, que juntas já somam mais de 4 bilhões de views.
Depois de quase dois anos de produção, a plataforma traz para a edição deste ano do Rock in Rio o Lounge dos Criadores, a Praça TikTok e o TikTok #Nostalgia Boombox. Além de toda a estrutura, o aplicativo trará atrações musicais e produtores de conteúdo, que serão transmitidos ao vivo na comunidade, para os que não podem participar da celebração. Em entrevista exclusiva para o POPline.Biz é Mundo da Música, Gabriel Simas, Líder de Marketing de Música do TikTok para a América Latina, revelou que a banda Måneskin será uma das surpresas no espaço que será voltado para os desenvolvedores da marca.
Leia Mais:
- Funk no Rock in Rio: Segmento bate recorde e ocupa 6% do line up no festival em 2022
- “Ai Preto” no Rock In Rio? Biel do Furduncinho participará de show de Camila Cabello
- João Gomes celebra show no Rock in Rio 2022: “Nunca deixem de sonhar”
De acordo com Gabriel Simas, a plataforma queria que o primeiro momento físico da marca no Brasil fosse memorável para os criadores de conteúdo, a audiência e, também, para os que não usam o TikTok pudessem vir a conhecer o aplicativo dentro do festival. Ele ainda adianta que as sete noites de Rock in Rio serão repletas de surpresas e atrações.
“Tudo foi muito bem pensado e esse processo durou quase dois anos. Na Praça TikTok, a gente vai ter atrações como Luva de Pedreiro, João Guilherme, Ramana Borba, entre outras. Já no Lounge dos Criadores, que foi feito para os nossos criadores de conteúdo, vamos trazer surpresas. Inclusive, vai ter uma aparição misteriosa da Måneskin, também vai ter uma convidada que vai chegar causando. Os nossos próprios criadores vão participar, como o João Guilherme que vai fazer um set. Alguns artistas musicais vão descer do palco e vir até aqui dar uma palhinha e conversar com nossos criadores. Serão sete noites de festa com muito conteúdo, música e muita gente reunida criando.”
Em primeira mão, Gabriel Simas revela que a banda Måneskin será umas das atrações que estarão presentes no Lounge dos Criadores. Além disso, ele garante que os criadores que passarem pelo espaço vão ser surpreendidos todos os dias do festival.
“A gente fez o convite para a Måneskin tocar no Lounge dos Criadores. Eles estão super animados. Se tudo der certo, depois do show, eles vão fazer outro para os nossos criadores. Era surpresa, mas vocês estão sabendo em primeira mão! A gente espera que dê tudo certo. Estamos negociando outros artistas, convidamos quase todo mundo do festival e muita gente de fora também. Então, todo dia aqui dentro desse espaço vai acontecer alguma surpresa, alguma coisa que gere um bom conteúdo, que converse com a nossa comunidade e que pode viralizar e conectar com a cultura que está sendo consumida pelas pessoas durante o Rock in Rio.”
A curadoria do TikTok na Arena
O TikTok se uniu com o Itaú na curadoria da Arena, palco que vai ter atrações como Pedro Sampaio, Baco Exu do Blues, João Gomes, MC Dricka, Strike, Lagum, Fresno e Terno Rei. Além das participações especiais de Ananda, Dead Fish, Ariah, Tasha & Tracie, RRocha, Karen Jonz, Baterista do TikTok, Viper e Gabriel Gonti. Gabriel Simas ainda fala que todo o conteúdo musical será transmitido ao vivo na plataforma.
“A gente fez desse momento para conseguir dar luz, voz e palco para todos os ritmos que estão nessa plataforma. João Gomes está entre as atrações e será o primeiro artista de Piseiro a cantar no Rock in Rio. Teremos também o Fresno, que é uma banda lendária e nunca tocou no festival. Além disso, tem artistas que vão pisar aqui pela primeira vez também, e que a carreira começou recentemente, como por exemplo a Karen Jonz, que vai fazer o seu primeiro show da carreira musical, diz Gabriel Simas. “Estamos tendo a oportunidade de fazer quase um festival dentro do festival. E quem não vier vai poder acompanhar de casa no TikTok”, completa.
TikTok no Rock in Rio
No Lounge dos Criadores, um espaço com um deck com mais de sete metros e três andares, os criadores da plataforma e convidados terão um ambiente para descansar e relaxar, além de acompanhar outras ações. Já na Praça TikTok, com dois andares, idealizada pela plataforma onde a comunidade da plataforma vai poder conhecer de perto seus criadores favoritos, que participarão de ações inéditas. Por sua vez, o TikTok #Nostalgia Boombox é um lugar interativo e aberto ao público, localizado na Rota 85. Lá, o público poderá fazer fotos e celebrar músicas antigas dos anos 1980 que voltaram a fazer sucesso no TikTok nos últimos dois anos.
Quanto às estratégias de conteúdo dentro do aplicativo, Simas conta que dez efeitos do Rock in Rio foram lançados para a comunidade. Além disso, ao buscar pelo festival no TikTok, o usuário consegue visualizar quais são os conteúdos relevantes sobre o festival e o que está sendo desenvolvido pelos criadores de conteúdo.
“Quem vier à Praça TikTok ou estiver em casa, pode usar os dez novos efeitos, que foram lançados pela nossa equipe de Effect House. A gente tem um Search Hub, basicamente um um espaço dentro do aplicativo, que quando você busca pelo Rock in Rio te mostra o que está rolando, quais são os conteúdos que estão com mais relevância, o que vai acontecer e, também, quais são as lives do dia. Então, quem abrir o TikTok durante o Rock in Rio, com certeza, vai viver muito o festival, mesmo se não vier para cá.”
@rockinrio E num piscar de olhos a gente vai se reencontrar! ✨ #RockinRio2022 #EuVou ♬ som original – Rock in Rio