Em junho de 2021, o fundo de investimentos Four Even movimentou o mercado com o anuncio oficial da compra dos shows de Gusttavo Lima e desde então era esperado que eles não iriam parar por aí. Em entrevista exclusiva ao POPline.Biz é Mundo da Música, Leo Goes, sócio do Fundo e dono da On Line Entretenimento – que completa 10 anos de mercado este ano, revelou que o fundo adquiriu também os shows da dupla Cesar Menotti & Fabiano, o grupo Sorriso Maroto, Dubdogs, Vintage Culture, Clayton e Romário e Junior Marques.
“Analisamos primeiro o potencial do artista e vimos o quanto ele ainda pode crescer e galgar no cenário do entretenimento e da música. Fizemos uma aposta baseada exatamente nessas perspectivas”, revela Leo.
É inegável que o pioneirismo do Fundo no Brasil trouxe um olhar diferenciado para o mercado de shows no país. Leo Goes destacou que esse modelo negócio, no qual ele intitula de “jogo”, já é praticado no mercado externo. “O cenário passa a ser mais profissional pois, a partir de agora, analisamos muito as praças. Os artistas precisam performar bem para fazer parte do nosso time”.
Questionado sobre a movimentação internacional também na compra de catálogos musicais, Leo acredita que sim, é bom investimento e que “este será um dos próximos passos aqui no Brasil”. Com olhar no futuro, em entrevista ao POPline.Biz, o empresário destacou também a tendência de grandes empresas unirem forças para promover eventos ainda maiores no país.
“O mercado mudou muito nesta pandemias e as uniões vão fortalecer muito mais os eventos. Nós [da On Line Entretenimento] estamos exatamente hoje analisando muito o mercado e fazendo algumas parcerias”, conta em tom de mistério sobre quais seriam as novas parcerias.
Entenda como funciona a compra e venda de shows
A compra dos shows é feita em parceria pela plataforma de investimentos One7 e a empresa de organização de shows Four Even, que lançaram um fundo de direitos creditórios que adianta o pagamento de espetáculos a artistas. A ideia é comprar com desconto e o lucro vem ao embolsar a venda dos shows com valor cheio, pago por quem contrata os shows.
Além disso, para fazer dar certo, o modelo de negócio prevê ainda uma assessoria para os cantores e o fundo também fica responsável pela venda dos shows e a contratação de seguros, inclusive de vida para que o fundo não perca rentabilidade.
Leia mais:
- Warner Chappell adquire catálogo musical de David Bowie
- Bruce Springsteen vende masters e catálogo à Sony em suposto acordo de 500 milhões de dólares
- Manno Góes: ‘catálogo é um patrimônio, uma aposentadoria do autor’
Inclusive, a própria On Line Entretenimento tem promovido shows com os artistas do fundo. Recentemente, a produtora assinou a festa de Réveillon que aconteceu em Salvador com o cantor Gusttavo Lima, no Centro de Convenções, e já anunciou que o cantor estará em outro projeto na capital Baiana. O “Êta Verão” terá grandes atrações (que ainda não foram divulgadas) e vai acontecer durante quatro segundas-feiras entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Além deste, a empresa anunciou o show da banda carioca Sorriso Maroto (já como parte das apresentações compradas pelo Fundo) no evento Pier Sound, neste sábado (08), na Praia de Buraquinho, região metropolitana de Salvador.