Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

“Freedom”: conheça bastidores da releitura com Gloria Groove

O projeto da campanha da Doritos foi criado pela Warner Chappell e aprovado pela família de George Michael
Foto: Reprodução

Quando você pensa em uma campanha tradicional de music branding a primeira coisa que vem à mente é: uma agência de publicidade teve uma ideia, pensou em uma música e entrou em contato com a editora para licenciá-la. Mas, já pensou que o processo contrário pode dar muito certo também? Bom, foi o que aconteceu na recente campanha estrelada por Gloria Groove para Doritos Rainbow no Brasil criada pela Warner Chappell.

A campanha foi idealizada por Flavia Cesar, Manager, Strategic/Commercial/Film Sync Licensing da Warner Chappell Brasil, que apresentou o projeto redondo para Doritos. Gol! A campanha entrou como parte do posicionamento global da marca da PepsiCo “For the bold”, que traduz o conceito de que não há nada mais ‘bold’ do que ser você mesmo, com o objetivo de reforçar o respeito e apoio à diversidade e instituições da comunidade por todo o país.

“A ideia surgiu depois de algumas reuniões internas sobre catálogos e o que a gente poderia fazer para trabalhar com eles. Chegamos no George Michael e verificamos que essa música “Freedom” não tinha sido licenciada nos últimos 20 anos. Um dia em casa criei o projeto aproveitando a visibilidade da música e do Mês do Orgulho LGBTQIA+. Pensei na artista que iria regravar, cheguei na Gloria Groove por ter uma visibilidade muito grande na comunidade”, contou Flavia.

A executiva revelou ao POPline.Biz é Mundo da Música que, depois de amarrar o projeto, ela partiu para entender qual seria a marca que abraçaria por completo aquela proposta. Ela queria que fosse uma marca atuante nesse universo, foi aí que chegou até a Doritos.

“Lembrei de todas as campanhas que a Doritos já tinha feito, algumas delas, inclusive, nós que fechamos. Eles sempre tem isso de usar músicas internacionais na campanha do Pride Month. Foi assim que criei o projeto: linkando a música, a artista e a marca”, revela.

Mas, antes da campanha ir ao ar, ela precisou ser aprovada pela família do George Michael, que, segundo Flavia, é muito criteriosa e não libera o uso de suas obras para qualquer ação. Eles entenderam a importância de trazer à tona uma música como “Freedon” no momento em que o mundo está vivendo e liberaram o uso para campanha. Confira o resultado:

Busca ativa e novos projetos

Há algum tempo o papel de uma editora musical no mercado se tornou ainda mais importante. De forma bem objetiva e básica, uma editora tem a função de garantir que a criação dos compositores seja corretamente cadastrada, registrada, trackeada e remunerada.

Mas, em uma recente entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Marcel Klemm, diretor-geral da editora, revelou que a Warner não é uma editora que vive para tirar pedidos, eles possuem um trabalho de prospecção e fomento de oportunidades.

“Não esperamos o telefone tocar, corremos atrás de oportunidades. Criamos camps para conectar compositores de diferentes estilos, enviamos músicas para diferentes artistas, fazemos ativação do catálogo junto às agências de publicidade, produtores de audiovisual para séries, filmes, novelas…Buscamos garantir que a geração de valor da canção seja maximizada e potencializada”, revela.

Flavia corrobora com o posicionamento do diretor e finaliza dizendo que este “projeto mostra (na prática) que a editora pode ser ativa e buscar oportunidade para os seus autores no mercado. E não vamos parar por aí não! Já temos vários projetos e queremos ser realmente uma empresa de solução musical para os nossos clientes”.

Em tempo…

Como parte das ações da Doritos, a marca vai promover, neste domingo (27), uma live do trio As Baías, composto por duas mulheres trans e um homem cis, que realizará um show no topo de um prédio no centro de São Paulo. A live contará com a presença de diversos talentos da música brasileira, incluindo Gloria Groove, estrela da campanha da marca.

As janelas do prédio escolhido para esta ativação na Av.Paulista receberão uma grande bandeira colorida. Todo o material captado durante o mês será convertido em um videoclipe do trio As Baías.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Destaques

#Noticias

Pouco depois de brilhar no 2024 Latin GRAMMY, celebrando sua primeira indicação ao prêmio, e de entrevistar as estrelas de “Wicked”, Ariana Grande e...

#Geek

"Estou feliz porque lutei e batalhei muito para me alinhar com tudo que acho lindo, divino e transformador", diz Gloria Groove.

#Noticias

Tá na mão os indicados ao Melhores do Ano 2024! O prêmio anual do “Domingão com Huck”, da TV Globo, teve a sua lista...