Com lançamento marcada para o verão de 2023 no hemisfério norte, “Final Fantasy 16” é um dos games mais aguardados da popular franquia de RPGs da Square Enix e ele trará novidades, incluindo um novo formato de combate mais dinâmico.
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Em entrevista para a revista japonesa Famitsu (via VGC), Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy 16”, revelou que a decisão de deixar pra trás os combates baseados em turnos foi tomada para atrair uma nova geração de gamers, mais jovem.
Ainda segundo o produtor, a mudança no sistema de combate em “Final Fantasy 16” só foi capaz de acontecer graças à evolução na tecnologia dos consoles, que permitiu aos RPGs seguirem para um lado mais de ação do que de turno.
“Eu sou de uma geração que cresceu com RPGs baseados em comandos e turnos. Eu acho que entendo quão interessante e imersivo isso pode ser”, afirmou Yoshida. “Por outro lado, pela última década mais ou menos, eu tenho visto um grande número de opiniões que dizem ‘eu não entendo a atração em selecionar comandos em um videogame. Essa opinião está crescendo, particularmente em audiências mais jovens que normalmente não jogam RPGs.”
O produtor continuou:
“Por várias gerações de consoles agora, todas as expressões de personagens podem ser feitas em tempo real. Ações como ‘pressione o gatilho e seu personagem irá atirar a arma’ e ‘pressione o botão e seu personagem irá girar a espada’ podem agora ser facilmente expressadas sem passar por um sistema de comandos.
Isso é agora comum para gamers mais jovens que eu. Como resultado, parece que não faz sentido seguir com um sistema de comandos, tipo ‘Batalha’, para tomar uma decisão em um combate.
Esse não é uma questão de o que é bom ou ruim, mas há uma diferença baseada nas idades e preferências dos jogadores.”
“Final Fantasy 16” não será um game de mundo aberto
Indo contra o fluxo atual da indústria de games, que priorizam jogos de mundo aberto, o novo título da franquia, que será lançado durante o verão de 2023 no hemisfério norte (entre junho a setembro), seguirá fórmula de áreas independentes para contar sua história.
A revelação foi feita pelo produtor do game, Naoki Yoshida, em entrevista ao site IGN:
“Para trazer uma história que parecesse que englobava todo o planeta e além, nós decidimos evitar um design de mundo aberto que nos limita a um espaço de um único mundo aberto e ao invés disso focamos em um design de jogo baseado em áreas independentes que pode dar aos jogadores um sentimento melhor de uma verdadeira escala ‘global’.”
“Final Fantasy 16” será lançado exclusivamente para PlayStation 5.