O filme “Um Dia de Chuva em Nova York” (2019), um dos últimos do cineasta Woody Allen, está fazendo sucesso na Netflix no Brasil desde sua estreia no catálogo, no dia 14. O longa-metragem, que foi boicotado em Hollywood pelos ecos dos movimentos #MeToo e “Time’s Up”, está há dias no Top 10 dos mais assistidos no serviço de streaming no Brasil.
Leia mais:
- Woody Allen quer se aposentar após próximo filme
- Vanessa Hudgens ignora boicote e diz que amaria trabalhar com Woody Allen
- Timothée Chalamet aparece como Bob Dylan pela primeira vez
- Selena Gomez cresce como atriz e irá para Festival de Cannes
Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez, Liev Schreiber, Jude Law e Rebecca Hall encabeçam o elenco do filme. Na história, Gatsby (Timothée) é apaixonado por Nova York e decide passar um fim de semana na cidade com sua namorada Ashleigh (Elle), mas a viagem toma um rumo inesperado.
“Um Dia de Chuva em Nova York” teve sua estreia cancelada nos Estados Unidos em meio aos movimentos feminista #MeToo e “Time’s Up”, que expunham casos de abuso e assédio sexual nos bastidores da indústria. Woody Allen é acusado de ter abusado sexualmente da filha adotiva Dylan Farrow quando ela tinha sete anos. A história, que ele nega veementemente, foi resgatada quando explodiu o #MeToo.
Veja o trailer de “Um Dia de Chuva em Nova York”:
Por conta disso, a Amazon Studios, produtora e distribuidora do filme, anunciou em 2018 que não tinha mais previsão de lançá-lo. O longa só estreou em 2019, graças a acordos de distribuição em países europeus, e foi lançado em circuito limitado, sem divulgação, nos Estados Unidos em 2020. Os números de bilheteria nunca nem foram divulgados. Esse é um dos fracassos comerciais de Woody Allen.
Timothée Chalamet, protagonista do longa, anunciou em 2018 a doação de seu cachê para a campanha “Time’s Up”, a organização contra violência sexual RAINN e o Centro LGBT de Nova York. A atriz Rebecca Hall também doou o cachê do filme para o “Time’s Up”. Foi a maneira que encontraram de demonstrar que, apesar de terem trabalhado com Woody Allen, estavam a favor do movimento de mudança em Hollywood.