As vozes de seis cantoras e compositoras, que representam diversos estilos musicais, vão ser ouvidas a partir do dia 30 de março no Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Para cantar e apresentar novas experiências sonoras, Zanna, Mariana Benjamin, Juliana Maia, Luciane Dom, Laura Zennet e Mariah Marini são as convidadas do 1º Festival Sounds & Talks. Para garantir os ingressos gratuitos, acesse aqui.
Leia Mais:
- Entrevista: Roberta Medina destaca a importância de ter 63% de mulheres na equipe do Rock in Rio
- Entrevista: Alana Leguth, cocriadora da KondZilla, fala sobre lançamento do selo HERvolution
- Mulheres recebem apenas 9% dos direitos autorais distribuídos, diz UBC
- Ecad: participação feminina entre titulares cresce 5% em 2021
- Pesquisa revela que 2 em cada 3 brasileiras enfrentam preconceito de gênero
O evento, que contará com seis semanas, é totalmente gratuito e acontecerá sempre às quartas-feiras no Teatro do Centro Cultural Oi Futuro, na Rua Dois de Dezembro 63, no Flamengo, e também no formato on-line. Da MPB ao Funk, criações autorais femininas vão compor o panorama musical do festival. Ao todo serão seis bate-papos e seis shows, que têm a diversidade como tema. Sobretudo, o evento pretende enaltecer a força das compositoras, que hoje representam apenas 7,1% do mercado.
“Partimos do desejo de abrir mais espaço para as mulheres em um mercado dominado por vozes masculinas – nos palcos, no streaming e no comando das organizações do setor. Todas têm trabalhos autorais. Fazemos uma amostra da produção contemporânea do Rio de Janeiro, unindo trajetórias artísticas diferentes e pensando criticamente sobre o próprio mercado (por isso as palestras antes dos shows)”, sinaliza Leo Feijó, curador e diretor geral do festival.
A abertura acontece no dia 30 com Zanna, também conhecida como a voz do MetrôRio. Ela leva para o palco do Oi Futuro seu show de MPB com repertório do álbum homônimo indicado ao Grammy Latino. Neste mesmo dia, Leonardo De Marchi, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, comandará um dos talks sobre o impacto da tecnologia na indústria musical.
No dia 6 é a vez da cantora e compositora Juliana Maia, que também tem pegada de MPB. Ela vai apresentar seu trabalho autoral que já percorreu shows de sucesso no Japão. O papo desta noite será conduzido por Miguel Jost, doutor em Estudos de Literatura e Cultura pela PUC-Rio. O tema é sobre a história social da música no Brasil, do samba ao funk, e as políticas para a Cultura.
Na outra quarta, dia 13, Luciane Dom mostra, direto dos EUA, no palco virtual, seu álbum de estreia, “Liberte esse Banzo”. No trabalho, ela aborda o empoderamento e sua luta diária como mulher negra. Já na palestra, teremos Vinicius Soares, gestor de carreiras na Música e criador do Palco Digital, falando de planejamento de carreira e marketing para artistas.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Escola Música & Negócios (@escolamusicaenegocios)
Dia 20, Laura Zennet segue com a agenda de shows. Ela vai reunir instrumentos acústicos com batidas eletrônicas e outros ritmos. Marina Mattoso, que é CEO da Jangada Comunicação e colunista do POPline.Biz é Mundo da Música, conversará sobre marketing e mídias sociais na música.
No dia 27, Marina Benjamin apresenta seu trabalho de Blues e Jazz no palco do Oi Futuro. A palestra ficará a cargo da atriz, cantora, compositora e preparadora vocal Germana Guilhermme, com o tema “Você em Cena”.
No dia 4 de maio, para encerrar o circuito, Mariah Marini, uma das apostas do Projeto “Jovens Tardes” da Rede Globo, mostra seu trabalho pop com influência do funk. Alessandra Baiocchi, professora de Marketing e coordenadora adjunta do MBA em Gestão de Marketing da Escola de Negócios da PUC-Rio, comanda o talk sobre o marketing em eventos de música.
Sobre o Festival LabSonica Sounds & Talks
O festival é assinado pelo selo Música & Negócios com cantoras e compositoras que participam da rede da Escola Música & Negócios, incluindo cursos, experiência em estúdio, articulação com o mercado e rodadas de negócios.
O Música & Negócios já foi coautor de lançamentos a partir de gravações realizadas em laboratórios criativos durante os programas, em parceria com a Caravela Records e com o apoio da Warner Music Brasil e Warner Chappell.
Antes do Festival Labsonica Sounds & Talks, workshops da grife Sounds & Talks ocorreram em 2018 e 2019, no Teatro Odisseia, na Lapa, e em versões showcase, realizadas pela Escola Música & Negócios. Essa é a primeira edição do novo festival, que passará a ser anual. Oi e do Oi Futuro, apoiam o Música & Negócios na capacitação para o mercado da música desde 2018.
Serviço
Datas: de 30/03 a 04/05
Total de 6 datas, quartas-feiras
Abertura: 18h
Talk às 18h30 e show às 19h30 (palestra + show)
Ingresso: Gratuito. Para garantir os ingressos gratuitos, acesse aqui.
Classificação: 18 anos
Local: Teatro do Centro Cultural Oi Futuro, Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Estimativa de público: 420 pessoas (presencial) + 3.000 pessoas (YouTube)