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Fenômeno Juliette pós-BBB e relação arrojada com fãs serão discutidos em painel da Rio2C

A própria cantora estará presente no evento, ao lado de renomados profissionais da música e do marketing, no dia 6 de junho, no Rio

Depois de palestrar em Harvard, Juliette tem presença confirmada na Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, no Rio de Janeiro. Foto: Instagram/@juliette

Juliette saiu do BBB 21 milionária, não só em cifras em sua conta bancária, como também em números nas redes sociais. Três anos após sair do confinamento campeã, a relevância da paraibana continua intacta e a força motriz que impulsiona a artista segue presente: os cactos (como chama a legião de fãs dela). É sobre essa relação potente, intensa e muito bem “regada” que abordará o painel “Fãs – Formação e Manutenção de Comunidades”, na Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, que utilizará o case de Juliette em sua dinâmica. A palestra acontece no dia 6 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

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Foto: Brunini

Há poucas ‘Juliettes’ quando se pensa na trajetória dos participantes pós-Big Brother Brasil. Desde a apoteótica edição de 2020 que o reality show da TV Globo traz esse formato de mesclar anônimos e famosos e é difícil destacar um nome, até mesmo entre os ‘Camarotes’ (famosos), que tenham tido um pós tão catártico quanto o dela.

A paraibana, que vivia uma vida humilde e estudava para Concurso Público antes de entrar no BBB, deixou o programa somando mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. Fenômeno que o público do reality nunca havia testemunhado, Juliette foi disputada para estrelar campanhas publicitárias e já possuía um pontapé inicial na música estruturado, com envolvimento de nomes como ninguém mais ninguém menos que Anitta.

Para que o ‘Furacão Juliette’ ganhasse vida, quando ela ainda sequer imaginava que tinha fãs devotos aqui fora, houve uma força-tarefa por parte das pessoas designadas para cuidar das redes sociais dela ao longo do reality show. Apesar desse esforço, dia e noite, ao longo dos 100 dias de confinamento, o que evidentemente fez a diferença, o principal sempre foi ela, com sua essência que cativou milhares de pessoas e floreou um deserto que logo se tornou repleto de cactos.

Ao deixar o programa no topo do pódio, Juliette fora entregue a uma equipe capaz, arrojada e milimetricamente estratégica, que soube reter em enorme público atingido ao longo dos dias de reality. Ela, porém, se provou uma mestra em fidelizar, em fazer com que o público quisesse permanecer por perto acompanhando cada um de seus passos, no que quer que ela decidisse fazer.

Tudo se desenrolou com muita cautela e planejamento. Juliette não se deslumbrou com as inúmeras e mais variadas propostas que foram postas à mesa e nem mesmo com o fato de já deixar o confinamento amada e respeitada pela classe artística – incluindo nomes como Caetano Veloso, Elba Ramalho e Chico César. Muitos deles, diga-se de passagem, seus ídolos. Ela colocou a cabeça no lugar, refletiu e decidiu que, antes de dar qualquer passo, queria estudar para poder seguir na música.

Foi, então, quatro meses após a final do BBB, em setembro de 2021, que Juliette entregou seu primeiro EP, encabeçado pela faixa “Diferença Mara”. O que chegou como um pop regional, com muitos elementos da música nordestina, foi aos poucos se desdobrando em um pop mais comercial – sem nunca romper, é claro, com suas raízes.

Nesse interim, depois de provar que era capaz de converter seu estrondoso sucesso nas redes sociais em casas de show lotadas, na “Turnê Caminho” e em outras ocasiões, que a cantora lançou seu disco de estreia. O “Ciclone”, que veio em agosto de 2023, chegou acompanhado de parcerias com artistas como Marina Sena, João Gomes e Dilsinho.

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O jeitinho ‘Ju’ de manter cativo um público gigantesco

O fato de a tal história da ‘Ju’ ser parecida com a de muita gente foi, sem dúvidas, um dos pilares para ter feito de Juliette o fenômeno que é. Desde o início do reality show, ela sempre se mostrou muito verdadeira, honesta e sincera para com os outros e também com os próprios sentimentos. Mesmo rechaçada e, muitas vezes, perseguida pelos colegas no jogo, ela nunca se perdeu de sua essência, o que a ajudou a chegar até a final.

Desde o dia um, o público viu identificação em Juliette, e continuou vendo após o programa. A paraibana é um tanto ativa nas redes sociais – só no Instagram, ela acumula 30,6 milhões de seguidores. Lá, ela se abre sobre diferentes aspectos de sua vida, mostra os bastidores de seus projetos e proporciona momentos de conversa com os fãs.

A gratidão explicitada pelo público é um outro ponto que mantém os cactos sempre por perto. Desde que deixou o confinamento e encontrou um mundo completamente diferente aqui fora, Juliette sempre fez questão de agradecer os fãs, reafirmar uma relação quase que ‘maternal’ com eles, além, é claro, de prezar por interagir com eles no online e também no offline.

O poder de um bom posicionamento

Dentro do BBB, Juliette já carregava em si várias bandeiras, enquanto mulher, nordestina e advinda de uma família e realidade humildes. Em suas interações e discussões, ela sempre demonstrou atitude combativa ao preconceito e discriminação, de todas as ordens. Aqui fora, nunca foi diferente.

A artista faz questão de se posicionar sobre assuntos relevantes e de interesse público, que vão desde política até saúde da população. Além de discurso, quase sempre em uma iniciativa visando conscientizar as pessoas, Juliette abre seus perfis numerosos e com enorme alcance para dar luz a importantes pautas e, até mesmo, arrecadar e destinar doações.

Aos olhos do público, a cantora se mostra sensível, solidária, preocupada e engajada com questões sociais e de relevância pública, consciente de seu lugar e de seus privilégios, e sempre muito presente.

Mais sobre o painel “Fãs – Formação e Manutenção de Comunidades”

Juliette tem presença confirmada no terceiro dia de Rio2C, mais precisamente em 6 de junho, quinta-feira, às 14h, na Cidade das Artes. Ela será palestrante ao lado da empresária Kamilla Fialho, que ajudou a lançar artistas como Anitta e Lexa; a jornalista e profissional de Marketing Fabiana Guimarães; e a CEO de uma agência de planejamento estratégico do ramo de entretenimento, Marina Mattoso.

“Vamos entender a complexa dinâmica entre fãs e artistas, destacando estratégias eficazes para a formação e manutenção de comunidades sólidas. Como os artistas podem cultivar conexões autênticas e duradouras com seus fãs, através de uma comunicação transparente, interações pessoais e o uso inteligente das plataformas digitais. Além disso, exploraremos a importância do engajamento contínuo, da criação de espaços inclusivos e da valorização do feedback como elementos chave na construção de comunidades vibrantes e leais em torno do trabalho artístico”, diz a produção do evento sobre o painel em questão.

 

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Programação Rio2C 2024

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Foto: Divulgação / Rio2C

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e BlogueirinhaA lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.

Ingressos

Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.