Os empresários Felipe Simas (fundador da F/SIMAS, empresa responsável pela gestão de carreira de artistas como Anavitória e Manu Gavassi) e Diogo Damascena (diretor artístico nacional da 30e e empresário do cantor Nando Reis) participarão, nesta quinta-feira (21), às 17h40 de um painel no South Summit Brazil, evento de inovação e criatividade, que acontece anualmente e deve receber esta semana em Porto Alegre cerca de 25 mil pessoas de mais de 50 países.
Sob a temática “O casamento entre o ‘show’ e o ‘business’: Reinventando a Música na Era Digital”, o painel, único sobre o mercado musical do evento, terá como proposta debater os novos paradigmas das música, em especial como a independência e a inovação nos negócios estão redefinindo o sucesso. Os ingressos estão disponíveis no site.
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O convite para Simas e Damascena conduzirem esse painel se deu por conta da atividade de ambos à frente da gestão de carreira de artistas mainstream, que possuem um ponto em comum: optaram por rescindir seus contratos com gravadoras majors e assumirem o controle de suas próprias carreiras, como é o caso de Anavitória e Nando Reis. O encontro contará com a mediação de Rafael Lemos, CEO da Uhuu, tiqueteira e plataforma gaúcha de tecnologia.
Sobre a importância da temática e antecipando pontos que estarão disponíveis no painel, Simas revela o seu ponto de vista:
“Ativos da indústria musical (como royalties fonográficos, shows, direitos autorais, etc) vêm se tornando cada vez mais atraentes para grandes investidores que buscam diversificar seus portfolios. No entanto, o que observamos por aí, é que muito investimento tem sido feito sem criteriosas bases analíticas. Vale lembrar que o mercado da música é de natureza muito volátil por conta da subjetividade que envolve o sucesso de uma canção e também das rápidas mudanças das formas de consumo sujeitas a evolução das tecnologias de distribuição”, observa Felipe Simas.
O empresário acrescenta: “o que pretendo levar a esse painel no South Summit é a nossa visão na gestão de carreira de artistas cujo foco é o de construir ‘carreira’ a longo prazo em contraponto aos artistas seduzidos pela ideia de construir ‘carteira’ a curto prazo e que vêm inflando bolhas colocando em risco a credibilidade de um mercado em construção e em constante reinvenção.”
Entre os participantes do South Summit Brazil, são esperados 140 fundos de investimentos, 3 mil startups, 7 mil empresas e 600 speakers. A edição desse ano tem como headliners Jeff Hoffman, cofundador do Booking.com e Uri Levine, cofundador do Waze.
“O digital com suas ferramentas e mecanismos democráticos nos encoraja a sermos independentes para pensarmos em um novo modelo com o qual possamos não só inovar como produzir e monetizar”, ressalta Diogo Damascena.
Para o CEO da Uhuu.com, Rafael Lemos, a conquista de um espaço para o debate sobre o mercado cultural na conferência, voltada pela tecnologia e novos negócios, é um movimento relevante.
“A revolução digital transformou radicalmente o universo musical. Agora, artistas e fãs se conectam instantaneamente via streams ao vivo, lançamentos de músicas ocorrem diretamente nas plataformas online e as oportunidades de ganhos se diversificaram graças à tecnologia. Na Uhuu, acompanhamos de perto essas mudanças, pois elas impulsionam a inovação e expandem as fronteiras do show business. O painel, vai mergulhar nessas transformações que definem o novo cenário do entretenimento”, finaliza.