Fernanda Schneider, a Fefe, só tem 20 anos de idade, mas é atriz, influenciadora e já se arriscou na música, literatura e no mundo da beleza. No entanto, nenhuma dessas coisas representou um desafio tão grande quanto o que ela enfrenta agora: protagonizar um longa sobre a lendária banda brasileiras Mamonas Assassinas. Ao POPline, ela contou tudo sobre a produção – e sua carreira!
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Conteúdos exclusivos dos Mamonas Assassinas vão a leilão em NFT
- Fundo musical fecha sociedade em catálogo dos Mamonas Assassinas
- Artista usa inteligência artificial para simular Mamonas Assassinas hoje
Você se lembra onde estava em 2 de março de 1996? Essa é a fatídica data em que um acidente aéreo na Serra da Cantareira matou os cinco integrantes dos Mamonas Assassinas. E mesmo que nem fosse nascido na época, você com certeza lembra do sucesso colossal dos meninos. Agora, em 2023, a Total Entertainment adquiriu os direitos de uma produção sobre os artistas e busca honrar sua memória da melhor forma possível.
Em entrevista, Fefe contou sobre a imersão total na história dos Mamonas Assassinas, além de revelar detalhes muito aguardados sobre os bastidores da produção!
Do estudo do True Crime à uma tragédia vivenciada
Nascida em Laranjeiras e criada em Niterói, Rio de Janeiro, Fefe tinha o sonho de se tornar atriz desde novinha, quando acompanhava as estrelas da Disney (alô Demi Lovato, Selena Gomez e Miley Cyrus) na TV. Para ficar um pouco perto do seu objetivo, fez cursos e mais cursos na área artística e resolveu criar um canal no Youtube em 2015.
“Na escola eu sempre era a pessoa que gostava de fazer as peças de teatro, todo mundo ficava ‘ah não, teatro, não quero’ e eu era a pessoa que era do ‘vamos, por favor, eu quero ser a cigarra ou a formiga’. Foi a primeira peça que eu fiz, inclusive. Eu era a cigarra. Desde sempre quis fazer isso, falava pros meus pais e desde pequena eles me incentivavam, me botavam em cursos, acho que meu primeiro curso de teatro eu devia ter 12 anos“.
À princípio, na internet, Fefe compartilhava a rotina e coisas curiosas sobre sua vida. “Os conteúdos eram todos meio que voltados para algum diretor ver e falar ‘quero essa menina’, sempre tinha isso na cabeça”, contou. A influencer afirmou que as coisas foram acontecendo e seu trabalho na internet foi ajudando cada vez mais.
“Eu acho que eu consigo me expressar melhor porque sempre tive essa coisa de ler e escrever muito ao interpretar para a internet, porque crio todos os meus roteiros, não é só chegar e gravar um vídeo”.
LEIA MAIS:
- Lipe faz show e agita festa de aniversário da influencer Fefe
- “25 anos sem Mamonas Assassinas”: documentário será exibido na TV nesta terça
- Web relembra 24 anos do acidente trágico que silenciou os Mamonas Assassinas
Não demorou muito para Fefe achar seu ‘nicho’ de conteúdo pelas redes. Juntou a afinidade com assuntos criminais com a desenvoltura para falar em frente às câmeras e voilá: é a mais conhecida no meio para contar sobre casos criminais reais, teorias da conspiração e contos mais voltados para o terror.
“Comecei a fazer meus vídeos, coisas foram acontecendo, meu canal foi virando uma coisa mais criminal, e coisas do tipo, é uma coisa que eu tenho dentro de mim, acho que vem meio de família. Meu pai é desembargador, meu avô é detetive, minha mãe advogada, então todo mundo tem uma veia assim meio crimes e aí eu fui tbm, mas fui do meu jeito que é de uma maneira mais artística”.
Agora, interpretará Adriana, a namorada de Dinho, o vocalista dos Mamonas Assassinas. Protagonizar uma tragédia real pareceu mais do que certo para a Fefe pessoa, influenciadora e sobretudo atriz. É quase como uma realização. Ela se jogou na atuação e disse estar vivendo 100% a história.
“Estar nesse mundo, tendo isso na minha cabeça de gostar de pesquisar, ir atrás de informações e querer saber mais do caso em si, está sendo muito louco. Estar de dentro da história do acidente e poder ver de perto, como a família viu e como todo mundo lidou com isso sem ser do lado do repórter. Tô do lado do sentir, então está sendo uma experiência muito louca, mas ao mesmo tempo muito enriquecedora pra mim“.
Ela revelou mais detalhes sobre a produção, que promete entregar muita emoção e conteúdo inédito sobre a banda!
Mamonas Assassinas por trás das câmeras
Dinho, Bento, Samuel, Júlio e Sérgio viraram a cabeça de todo o Brasil. Mesmo que por muito pouco tempo. Logo que surgiram, se tornaram unanimidade nacional, muito por um verdadeiro ineditismo de uma alegria musical sem precedentes. Hoje, quase 27 anos depois do acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo, quando retornavam de mais um de seus shows pelo Brasil, os Mamonas Assassinas ainda são lembrados com carinho por milhões de pessoas.
Uma coprodução da “Record TV”, “Sony Channel” e “Total Filmes“, criada por Carlos Lombardi, escrita em parceria com Carlos Amorim e dirigida por Edson Spinello, “Mamonas” apresenta a vida dos cinco integrantes da banda antes da fama, as dificuldades do início da carreira, a formação do grupo e o sucesso meteórico até o fim inesperado. As gravações estão acontecendo em Guarulhos, município na Região Metropolitana de São Paulo, onde a banda nasceu.
Mesmo que não fosse nem nascida na mesma época do sucesso colossal dos meninos, Fefe disse que com certeza já ouviu muito sobre eles, mesmo que não o suficiente, como acredita que aconteceu até com os mais fanáticos pelo grupo.
“Os fãs tiveram muito pouco tempo para conhecer esses meninos que eram geniais, que viviam vidas completamente normais, mas que tinham um sonho gigante dentro delas. Acho que os fãs vão poder ver o por trás da câmera”.
A atriz revelou que o ambiente da produção é muito familiar, literalmente. Pais, primos e pessoas do convívio dos Mamonas estão mais do que presentes no set de filmagens, para contar tudo sobre eles da forma mais fiel possível. “Os fãs vão poder saber sobre coisas que eles talvez não soubessem, aprender sobre coisas que achavam que era de uma maneira e na verdade não, foi a mídia que colocou daquele jeito. Eu acho que vai dar esse ar novo pros mamonas”.
LEIA MAIS:
- Alok remixa clássico do Mamonas Assassinas “Pelados em Santos”
- Alok responde críticas de produtor dos Mamonas Assassinas: “Obrigado pelo marketing”
- História dos Mamonas Assassinas sai do papel e vira série de TV; filmagens começam em setembro!
“A mãe e pai do Dinho tão sempre, eles têm uma relação muito bonita com o Rui, que tá fazendo o Dinho, o Rui já tinha feito um musical dos Mamonas antes então eles já tinham tido um primeiro contato”” revelou Fefe.
Elementos chave na vida dos integrantes estarão presentes no filme. A bateria do Sérgio, a infame Brasília amarela que foi utilizada no clipe famoso dos meninos, as roupas e perucas oficiais que usavam nos shows são alguns dos acessórios utilizados pela equipe. “Tem vários pequenos momentos e coisas reais que tão ali que eram deles, tem muita energia envolvida, muita história deles de fato”, contou a atriz.
Making-off
Fefe contou um pouco mais sobre os bastidores da produção, como a relação no set e pequenos spoilers de cenas. De acordo com ela, o clima é todo muito amigável: “Eu conhecia algumas pessoas do elenco já, então a gente já tem uma relação próxima e eu sou meio fácil de fazer amizade sempre tô: vamos conversar, vamos ser amigos’.”
Ela também contou que trabalhou com a equipe da produção quando estrelou em “Avassaladoras 2”, de 2021. “Já conhecia todo mundo, o maquiador, o segurança, todo mundo tava tipo: ‘ai Fefe saudades’, é um clima muito agradável de estar”.
Todos seguem alegres fazendo jus à banda: “O diretor é incrível, ele sabe de tudo e é muito profissional, é bem assertivo no que ele quer. As relações estão muito boas a gente tá muito no clima dos Mamonas, de zoar, de estar brincando e se zoando, a gente pegou mto o espírito dos mamonas de ser brincalhão e botou isso no filme até pra tudo fluir”, conta a atriz.
Os ensaios ainda estão acontecendo – e melhores do que nunca. “É lindo demais ver os meninos, no ensaio eu me arrepio toda vez, chorava várias vezes vendo eles ensaiando, porque a gente sentia muito eles ali”” afirmou a intérprete de Adriana. Ela ainda aproveitou para contar um causo de bastidores, que explica muito bem como, de acordo com ela, o elenco está perfeito no papel.
“Teve um dia que a gente estava gravando e aí antes da música começar, era gravação de um dia de show, a energia da prefeitura acabou, todas as luzes apagaram, ficou um breu absurdo, começou a chover muito e eles não pararam a cena. Quando acabou, o diretor falou corta e a luz voltou e parou de chover. Tem muita coisa bizarra que entra no que eu falo também de que eu acho que é uma maneira de eles falarem que era isso que era pra ser feito”.
“Graças a Deus eu estou dentro do projeto. Os fãs vão gostar muito e vão poder sentir essa energia que a gente tá sentindo todos os dias no set””, completou. “Mamonas” ainda não tem data de estreia confirmada, mas a previsão é 2023.
Fefe por trás das câmeras
Inspirada por Fernanda Montenegro (quem deu seu nome), Meryl Streep, Amanda Seyfried, Margot Robbie e Viola Davis, Fefe Schneider não tem medo de se jogar 100% nos papéis e contou que ficaria até careca para viver um personagem. Em “Mamonas”” ela pintou o cabelo de moreno pela primeira vez.
“Eu nunca tinha me mudado fisicamente para um personagem, é até interessante porque eu posso sair da Fernanda e do meu último trabalho e poder me portar de uma maneira mais velha porque a Adriana é mais velha do que eu. Ela tem uma apresentação diferente, não é tão menininha também”.
Fefe também não deixou o trabalho de produtora de conteúdo na internet para trás e concilia tudo. “Chego 5 horas da manhã no set e gravo até 17h. Assim que eu saio, gravo uns 3 vídeos pra ter de gaveta para postar dias depois. Eu não consigo me sentir completa se eu não gravo pelo menos 1 vídeo por dia“, disse.
Para depois do filme, ela já tem alguns planos: realizar a segunda edição do “Fefeloween” no seu aniversário, que acontece em abril, e outros projetos no audiovisual que ainda não pode revelar. Para um futuro um pouco mais distante, Fefe revela que quer lançar outro livro sobre as crônicas de sua vida.
Elenco
Também estrelam “Mamonas”, Ruy Brissac (Dinho), Rhener Freitas (Sérgio), Murilo Bispo (Samuel), Adriano Tunes (Júlio), Beto Hinoto (Bento), Jarbas Homem de Mello (Hidelbrando, pai de Dinho), Guta Ruiz (Célia, mãe de Dinho), Ton Prado (Rick Bonadio, produtor musical que descobriu a banda) eRonaldo Mourão (Ito, pai de Sergio e Samuel).
Outros nomes do elenco são: Patrick Amstalden, Jessica Córes, Joãozinho, Isa Prezotto, Cristina Sano, Felipe Hideky, Nadine Gerloff, Giulia Shanti e Maria Ida.
Ansiosos!