O sábado de Natal foi aterrorizante para os moradores de ao menos 19 cidades do sul da Bahia, região atingida por fortes temporais desde o início de novembro. O governador do estado, Rui Costa, determinou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus para ajudar as mais de 66 cidades em situação de emergência – 58 delas, submersas – por causa das chuvas.
Leia mais:
- Whindersson Nunes anuncia leilão para ajudar vítimas das chuvas na Bahia
- Famosos se mobilizam em prol das vítimas de enchentes na Bahia
- Governador da Bahia cancela Carnaval 2022: ‘impossível fazer’
De acordo com dados do Sudec, cerca de 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio. Outras 10.955 ficaram desalojadas, ou seja, tiveram que abandonar suas casas, mas tinham para onde ir. A estimativa é de que 286 pessoas ficaram feridas com as chuvas.
Enquanto as autoridades locais se mobilizam para a retomada de serviços essenciais, artistas e celebridades usam o seu poder de influência para angariar fundos para as pessoas prejudicadas pela catástrofe.
— emicida (@emicida) December 26, 2021
Nomes como Whindersson Nunes, Anitta, Emicida, Pabllo Vittar, Duda Beat, Preta Gil, Luisa Sonza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jão, Virgínia Fonseca, Marina Sena, Juliette e muitos outros famosos compartilharam informações e incentivaram campanhas de doação para ajudar as pessoas desabrigadas pelas enchentes.
Artistas também criticaram o descaso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, com a situação do estado. Enquanto o número de mortos pelas enchentes chega a 18, o político curte uma temporada no litoral paulista e deve ir a Santa Catarina para o Réveillon. O rapper Emicida e outros colegas compartilharam a seguinte publicação da deputada Fernanda Melchionna:
Mais de 16 mil desabrigados na Bahia, mais de 19,5 mil desalojadas, 18 mortes, 286 pessoas feridas e Bolsonaro posta foto de férias pescando.
O descaso e inoperância do desgoverno Bolsonaro frente ao sofrimento do povo é de chorar. pic.twitter.com/og9XHDMK0H— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) December 27, 2021
O DJ Alok contou que fez uma doação de 100 mil reais por meio de seu instituto. De acordo com o artista, o dinheiro foi transferido para a instituição Ações da Cidadania Contra a Fome.
Estou doando 100 mil reais através do @AlokInstituto para ajudar a socorrer as famílias atingidas pelas enchentes no sul da Bahia.
O recurso foi transferido para a instituição Ações da Cidadania contra a Fome que está atuando na linha de frente.
— Alok (@alokoficial) December 27, 2021
> Xand Avião doa 100% do seu cachê de show para vítimas das chuvas na Bahia
Saiba como ajudar: