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Executiva brasileira do Spotify é destaque na Billboard

Roberta Pate, Head of Artist & Label Partnerships da América Latina do Spotify fala sobre a importância da representatividade de artistas LBTQIA+

Executiva brasileira do Spotify é destaque na Billboard
Foto: Roberta Pate/Divulgação

A executiva brasileira Roberta Pate, Head of Artist & Label Partnerships da América Latina do Spotify foi destaque em uma entrevista realizada pela Billboard que aponta a importância de artistas e profissionais LGBTQIA+ estarem representados em todas as esferas da indústria musical. Para a Billboard, Pate fala sobre a campanha Global Pride do Spotify, o programa para artistas emergentes, RADAR, lançado em 2020 e a sua visão de mercado.

“A indústria tem que refletir a cultura que é o que as pessoas (criadores e público) falam e vivem em suas vidas”, diz a executiva que mora em Miami, e está trabalhando no Spotify há oito anos. “Diversidade e inclusão estão se tornando parte dos valores centrais das empresas. Diversidade não é uma campanha, é um valor pelo qual precisamos viver”, ressalta.

Em comemoração ao Mês do Orgulho, Pate foi apresentada como uma das profissionais LGBTQIA+ da indústria na Lista da Billboard do Orgulho de 2021 e ressalta a importância de ter um sentimento de pertença e ser você mesmo, pode ajudar a mudar a sociedade.

“A maneira como você se sente em seu ambiente de trabalho tem um grande impacto em seu trabalho atual. No meu caso, tive a sorte de trabalhar em uma empresa (Sony Music Brasil) que estava incentivando os funcionários a serem eles mesmos. O sentimento de pertença e inclusão tem um impacto direto em como você se envolve com seu trabalho, colegas e objetivos gerais. Estou no Spotify há quase oito anos e o que experimento é um local de trabalho sem discriminação que cria um lugar seguro real para as minorias em geral”.

Na entrevista, Pate destaca que a influência de Cássia Eller na indústria musical brasileira. “Cresci no Brasil e me lembro bem do poder que a Cássia Eller exerceu sobre a minha geração. Ela era um ídolo do rock, uma mulher forte, uma mãe, e por acaso era lésbica. No final das contas, o que faz um artista LGBTQIA+ se tornar um ídolo da causa tem tudo a ver com autenticidade e atitude. Essa é a referência que precisamos para provocar mudanças sociais”, diz a executiva.

Questionada se ela acredita que a indústria está aceitando mais a comunidade LGBTQIA+, em comparação ao início da sua carreira, Roberta afirma que sim.

Absolutamente sim. A indústria tem que refletir cultura e cultura é o que as pessoas (criadores e público) falam e vivem em suas vidas. Nem preciso falar que todas as campanhas que acontecem durante os meses do Orgulho, e além do que venho observando, é que a diversidade e a inclusão estão se tornando parte dos valores centrais das empresas. Diversidade não é uma campanha, é um valor pelo qual precisamos viver.”

A Billboard questionou a executiva sobre o que ela diria para novos artistas ou qualquer outra pessoa na indústria da música que não tem certeza sobre como se lançar. Para Pate, “assumir-se é uma atitude que não precisa ser um momento espalhafatoso em sua vida, mas dependendo do contexto de sua vida, pode se tornar algo maior do que o esperado. Eu acho que assumir é sua escolha particular, mas também é uma revelação que também pode ter um impacto sobre o que está ao seu redor. Se você é uma pessoa pública ou não, vai influenciar as pessoas com sua atitude e isso é uma coisa boa. Isso ajudará a sociedade a mudar”.

Roberta Pate destacou o trabalho da cantora Liniker, como uma artista promissora LGBTQIA+ que a entusiasma.

Liniker é uma das minhas artistas promissoras favoritas do Brasil. Ela é uma mulher transgênero, tão talentosa e fiel a sua arte. O videoclipe da música ‘Zero’ teve um grande impacto na indústria. O Brasil está em primeiro lugar entre os países mais letais do mundo para a comunidade trans e a presença de um artista como Liniker é um ato de resistência acima de tudo“, diz a executiva.

Em tempo, a maior playlist do Spotify, a Today’s Top Hits, que possui mais de 28 milhões de seguidores reformulou o visual no último mês e ganhou um design novo, ousado e colorido, incluindo a sigla TTH. Saiba mais detalhes acessando aqui.