O Selo focado no estilo Lo-fi, “Sleep Tales”, assinou contrato com a ADA Warner Music a distribuidora internacional do grupo Warner Music e sob a direção de João Alquéres no Brasil. O anúncio foi feito com exclusividade ao POPline.Biz é Mundo da Música.
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O selo, focado em músicas para dormir, foi criado por Daniel Sander, fundador e A&R do Sleep Tales, que também é um artista do lo-fi que atende pelo pseudônimo “colours in the dark”. A fundação do selo foi natural, depois que a playlist “Lofi Sleep, Lofi Rain” alcançou a popularidade e hoje possui 300 mil seguidores ao redor do mundo e média de 40 milhões de streams por mês.
Atualmente, são cerca de 14 mil execuções diárias para cada uma das 200 músicas – que totalizam 8 horas – a duração de uma boa noite de sono. Isso tudo chamou a atenção da ADA. Só no Brasil, cerca de 110 mil pessoas procuram mensalmente por “música para dormir” no Google.
“Essa parceria significa muito para nós. Agora contaremos com o apoio de toda a estrutura da ADA, que é muito relevante no mercado. Essa união vai trazer um frescor e um novo ângulo para o nosso movimento. É bom ver uma distribuidora tão grande e importante como a ADA empolgada para trabalhar com o lo-fi. O sonho é furar a bolha e fazer o lo-fi e o Sleep Tales crescerem para além do nicho original“, analisa Sander.
Firmada a parceria, o ano do Sleep Tales começa para valer a partir do dia 7 de março, com o lançamento da “Cosy Dreams” (“Sonhos Aconchegantes” na tradução livre), uma compilação especial com 20 inéditas de artistas que atraem de 700 mil a 2 milhões de ouvintes mensais. Com curadoria de Daniel Sander e Yuri Bastos, também artista do Lo-fi e A&R do selo, a compilação foi especialmente pensada para agradar quem quer dormir bem e acordar disposto. O Sleep Tales planeja lançar dois álbuns por mês, até o final do ano, entre outras surpresas.
Enquanto que às segundas-feiras, Daniel abastece a playlist “Lofi Sleep, Lofi Rain”. Começou com 100 e, recentemente, este número dobrou para 200 músicas, que entram num esquema de rodízio. Nesse dia ele também realiza uma live na comunidade que mantém no aplicativo Discord para fazer o review do som dos artistas que mandaram faixas cobiçando entrar na playlist, além dos singles lançados pelo “colours in the dark” e muitos outros artistas, agora sob o guarda-chuva do selo.
Lo-Fi: da baixa fidelidade à uma estética moderna
O lo-fi (abreviação de low-fidelity, ou seja, baixa qualidade) nasceu como uma música em que se opta esteticamente por deixar audíveis as imperfeições da gravação ou performance. Nos anos 90, passou a ser reconhecido como um estilo de música popular no esquema faça-você-mesmo, sem a colaboração de especialistas.
O rótulo de “músicos de quarto” se ampliou no final da década 00, na medida em que se modernizaram as estações de trabalho de áudio digital. No último ano e meio, o gênero viu seu público se multiplicar. E o Lo-fi foi apontado pelo YouTube Trends como uma tendência do mundo para 2022.