Foto: Divulgação
in

Fundição Progresso: reabertura, selo, estúdio e projeto de aceleração musical

A agenda de shows do verão traz Planet Hemp, Natiruts, Teresa Cristina, Racionais MC’s, Pitty, Armandinho e mais

Após quase dois anos fechada, a Fundição Progresso retoma as atividades com novidades no centro cultural da Lapa e uma agenda recheada de shows para o verão 2022. Confiando no avanço da vacinação, a casa reabre para o grande público em dezembro, seguindo os protocolos vigentes e com obrigatoriedade apresentar o comprovante de vacinação no acesso. Além disso, o centro cultural anunciou um selo, um estúdio e o lançamento do projeto de aceleração musical.

A retomada dos eventos acontecerá em uma data simbólica, no dia 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba – com uma roda do grupo Samba Independente dos Bons Costumes, que retorna com sua roda de samba toda quinta-feira, no centro cultural, agora no palco São Sebastião, palco emblemático do samba na Fundição.

A agenda de shows do verão traz Planet Hemp, Natiruts, Teresa Cristina, Racionais MC’s, Pitty, Armandinho, a festa Baile do Amor, e o aquecimento para o Carnaval com o Bloco da Maria Rita e os tradicionais Ensaios do Monobloco.

“Uma programação diversa, democrática, seguindo a tradição da casa de todas as tribos e ritmos”, resume Uirá Fortuna, diretor de programação da Fundição.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fundição Progresso (@fundicaoprogresso)

A bilheteria volta a funcionar de forma on-line, através do Eventim e acesso também pelo site da Fundição. Além disso, será possível fazer a troca do voucher “Salve Salve Fundição” – campanha lançada pela casa durante a pandemia – será através do site da Eventim e poderá ser usado como crédito na compra dos ingressos. Informações no site da Fundição.

Selo, estúdio e projeto de aceleração musical

No caminho da digitalização, a Fundição traz novidades: o lançamento de um selo próprio e a reforma de um dos galpões para abrigar um estúdio de criação para gravações e lançamentos musicais e audiovisuais.

“A Fundição é uma fonte inesgotável de conteúdos culturais e atividades artísticas, a concretização do estúdio de gravação e o selo musical irá ampliar nossa atuação com lançamentos de outros produtos: além dos shows presenciais, a Fundição passa a levar a música para outros palcos e territórios, nesse caso o digital, sem fronteiras e para todes”, explica Cristina Moraes, gestora de comunicação e marketing da Fundição.

Leia mais:

Visitação e atividades presenciais com grupos residentes

Com a reabertura da Fundição, voltam a funcionar também presencialmente os ensaios, aulas e demais atividades oferecidas por artistas e grupos residentes do centro cultural, como Armazém Companhia de Teatro, Intrépida Trupe e Teatro de Anônimo, além da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Cia de dança Babalakina e blocos de carnaval que ensaiam na Fundição, como Rio Maracatu e Bangalafumenga.

A visitação de grupos turísticos passa a ser agendada com horários específicos para visitas guiadas que vão do primeiro jardim de chuva da cidade, o canto das flores – espaço aberto para descanso, leituras, além da visita ao terraço debruçado para os Arcos da Lapa e com um paredão de grafite assinado por Marcelo Ment, que reproduz uma foto emblemática de Pixinguinha, entre outras expressões da arte de rua.

A Fundição também guarda a obra Voa-Flor, de Ernesto Neto, que emoldura o acesso ao centro cultural e a mostra de quinze painéis do artista gráfico Carlos Gustavo Nunes Pereira, o Guta, que reproduzem em imagens hiper-realistas transformações urbanas ocorridas na Lapa, Largo da Carioca e Praça XV ao longo dos séculos. A mais antiga mostra os Arcos da Lapa em 1580.

Confira a agenda de shows do verão na Fundição:

DEZEMBRO
2/12/2021 – Samba Independente dos Bons Costumes (toda quinta-feira)
10 e 11/12/2021 – Planet Hemp
17/12/2021 – Baile do Amor
18/12/2021 – Armandinho

JANEIRO
09/01/2022 – Teresa Cristina
14 e 15/01/2022 – Natiruts
21/01/2022 – Marcelo Falcão + Filipe Ret
22/01/2022 – Bloco da Maria
29/01/2022 – Racionais MCs

FEVEREIRO
06/02/2022 – Teresa Cristina
12/02/2022 – Pitty
18 e 25/02/2022 – Ensaios do Monobloco

Escrito por Rafa Ventura

Casamento às Cegas Brasil: Ana Prado se revolta com Shayan na web

Site afirma que BTS está na trilha do filme Eternos

Site afirma que BTS está na trilha do filme Eternos