Este domingo, 1º de dezembro, marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o Circo Voador, uma das casas de show mais emblemáticas do Rio de Janeiro, será palco de um evento gratuito em prol da causa, o “Rio Sem Preconceito”. A Coordenadoria Sexual da Prefeitura do Rio (CDS-Rio) lançará uma campanha audiovisual focada nas formas de prevenção a ISTs e, junto a isso, promoverá um grande show na cidade. O POPline anuncia, com exclusividade, que Roberta Sá é uma das atrações do show e que os atores Rômulo Arantes Neto, Pedro Neschling, Luan Argollo e Guilherme Ferraz estão presentes no filme a ser exibido no evento.
LEIA MAIS:
- BNegão, D2, Roberta Sá e mais artistas homenageiam Wilson das Neves em show no Theatro Municipal do Rio
- Eu gosto de tudo que é genuinamente brasileiro, diz Roberta Sá em entrevista sobre carreira e Giro
- Madonna homenageia Cazuza, Renato Russo e outras vítimas da AIDS em show em Copacabana
- Lulu Santos fala sobre epidemia da Aids em Conversa com Bial
Além de Roberta Sá e seus clássicos sambas, a lona mais famosa da Lapa vai receber, a partir das 17h, atrações como o grupo Samba Que Elas Querem, que vai convidar o cantor Caio Prado e MC Carol de Niterói para o grande show.
A cultura ballroom vai ser representada por Wallandra, que convida Baby Ball para a apresentação. O Deejay Pivete completa o line-up, escolhido a dedo com a proposta de demonstrar a diversidade musical e a força do evento.
Durante os shows, a CDS-Rio vai mostrar pela primeira vez a campanha com foco em prevenção a ISTs. Rômulo Arantes Neto, Pedro Neschling, Luan Argollo e Guilherme Ferraz são 4 dos 38 artistas que aparecem no vídeo para falar de métodos de prevenção, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), duas ferramentas poderosas para a prevenção do HIV.
A PrEP, por exemplo, é um medicamento diário que pode reduzir significativamente o risco de infecção em pessoas que não têm HIV. Já a PEP, é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras ISTs, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
“Há décadas que lutamos pela conscientização das pessoas para se preservarem em relação a esse vírus. Melhoramos muito se compararmos ao passado, mas os números de mortes pela doença ainda são altos diante de tantas possibilidades de prevenção que temos gratuitamente”, frisa o ator Pedro Neschling.
No vídeo, chama atenção o primeiro dado citado: 30 pessoas morrem de AIDS por dia no Brasil, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, veiculados em 2022. “Essa campanha é importante para todas as pessoas. Tenham elas 27 anos como eu ou, principalmente, as mais jovens. Temos de usar camisinha, preservar nosso corpo e o de quem estamos nos relacionando”, alerta Luan Argollo.
O vídeo é dirigido por Candé Salles e será veiculado no domingo (1º), a partir das 18h. A estreia será simultânea no Circo Voador, nas redes da CDS-Rio e também nas dos artistas participantes.
SERVIÇO
Show – Rio Sem Preconceito – Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Domingo, 1º de dezembro, 17h
Circo Voador – R. dos Arcos s/nº – Lapa
Atrações:
Samba Que Elas Querem convida MC Carol, Caio Prado e Roberta Sá
Wallandra convida Baby Ball
Deejay Pivete
Entrada gratuita
Classificação: Livre