Nos dias 18 e 19 de maio, a cantora e compositora Mayra Andrade apresenta um show inédito no Festival Salvador Jazz, na capital baiana. O show é gratuito e leva para o Largo da Mariquita, ponto turístico da Roma Negra, uma fusão de influências brasileiras, jazz parisiense e música portuguesa.
LEIA MAIS:
- Substack e Spotify viram parceiras na distribuição de podcasts para assinantes
- Marisa Monte, Giulia e UBC participam de debate internacional sobre Inteligência Artificial em Genebra
- Exclusivo: Xirê renova parceria com a Believe e amplia projetos musicais
- DUDA BEAT e Nando Reis vão celebrar EP indicado ao Grammy Latino no palco do WhatzPOP71
Mayra Andrade é reconhecida em palcos internacionais, trabalhando em suas performances a sonoridade de suas influências artísticas e culturais. A artista combina em suas músicas a língua portuguesa com o crioulo cabo-verdiano, através do jazz.
Realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, o Festival Salvador Jazz busca trabalhar a diversidade e a riqueza cultural presentes no cenário musical contemporâneo, no Brasil e no mundo. O festival reúne ao todo oito shows e três workshops para as pessoas interessadas.
“Estamos felizes com a retomada desse que é um evento super especial dentro do calendário oficial de eventos da cidade. Essa ação fortalece o propósito de ocupar os espaços públicos com arte e cultura gratuita e acessível para a população. Ao longo de dois dias, promoveremos oito shows e três workshops de formação totalmente gratuitos”, destaca Fernanda Bezerra, CEO da Maré Produções.
Na programação do Festival Salvador Jazz também são esperados nomes como Luedji Luna, Spok Quinteto, Jam Delas, Sonora Amaralina, Ubiratan Marques, Bixiga 70 e Jonathan Ferr.
“É uma missão e responsabilidade fazer parte da curadoria do Salvador Jazz, porque é um evento que aposta no cenário da música instrumental, no segmento do jazz produzido na Bahia, e também na força que esse gênero musical tem na obra de outros artistas do Brasil e do mundo”, explica Fabrício Mota, curador do Festival Salvador Jazz.
A presença de Mayra Andrade, que já dividiu palco com ícones como Chico Buarque, Cesária Évora, Caetano Veloso e Charles Aznavour, faz parte do trabalho de internacionalização do festival, buscando alcançar audiências ao redor do mundo.
“Salvador será novamente palco de encontros inesquecíveis, uma cidade que é conhecida mundialmente como capital da música e da música negra. Nada melhor que celebrarmos a força de um movimento musical que floresceu no Atlântico e se renasceu em outros cantos das Américas, como todo fruto poderoso da diáspora Negra”, completa Mota.
A programação musical é apresentada pelo Ministério da Cultura brasileiro e pela Aiwa, empresa japonesa de eletrônicos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Como patrocinadores do Festival Salvador Jazz, estamos entusiasmados em dinamizar a cena cultural da Bahia com um evento gratuito para a cidade. Nossa participação é vital para promover a arte e a música, conectando comunidades e enriquecendo a experiência cultural de todos. É uma honra para nós contribuir para um momento tão significativo para Salvador”, explica Mariana Pontes, Gerente de Marketing da Aiwa.