As declarações transfóbicas de J.K. Rowling seguem ecoando. A atriz Evanna Lynch, que fazia Luna Lovegood na franquia “Harry Potter”, tratou do tema em uma entrevista para o jornal The Telegraph. Ela disse que entende totalmente o lado das pessoas trans que se ofenderam com as falas da escritora, mas “gostaria que as pessoas perdoassem J.K. Rowling e a ouvissem”.
Leia mais:
- Daniel Radcliffe lamenta transfobia de J.K. Rowling e pede desculpas
- Novo livro de J.K. Rowling tem personagem perseguido por transfobia
- J.K. Rowling é criticada por mais um comentário transfóbico
- J.K. Rowling fala sobre boicote ao game “Hogwarts Legacy”
Em 2020, a atriz chegou a escrever tweets defendendo a autora, mas teve que apagá-los para parar de receber ataques. Na época, escreveu “é irresponsável discutir um tema tão delicado. Preferia que ela não tivesse feito. Dito isso, como amiga e admiradora de Jo, não posso esquecer da pessoa amável e generosa que ela é”. Evanna Lynch basicamente mantém esse pensamento.
“Fui muito ingênua quando fui arrastada para isso. Eu nem sabia que havia dois lados. Eu tinha uma visão do bem e do mal. Eu tenho compaixão por ambos os lados do debate. Eu sei como era ser uma adolescente que odiava tanto meu corpo que queria sair da minha pele, então tenho muita compaixão por pessoas trans e não quero aumentar a dor delas. Também acho importante que J.K. Rowling amplifique as vozes dos destransicionadores. Tive esse impulso de dizer: ‘vamos todos parar de falar sobre isso’. Acho que provavelmente sou um pouco mais corajosa hoje, sobre ter conversas desconfortáveis”, comenta a atriz.
Na entrevista, ela admite que ficou muito surpresa por J.K. Rowling ser tão atacada quando escreveu seu ensaio revelando experiências infelizes em seu primeiro casamento. “Eu apenas senti que a persona dela sempre defendeu os membros mais vulneráveis da sociedade. O problema é que há um desacordo sobre quem é o mais vulnerável. Eu gostaria que as pessoas apenas a perdoassem e a ouvissem”, declarou.