Um dos mais tradicionais concursos de música da Europa vai aterrizar em solo latino-americano. É que organização do Eurovision anunciou, nesta terça-feira (12), que vai está expandindo seus horizontes e lançará, em breve, uma nova edição da competição. O Eurovision Song Contest Latin America ainda não tem uma data de estreia, mas já começa a ganhar forma.
Leia mais:
- Vencedoras ucranianas do Eurovision condenam ataque da Rússia ao país
- Mesmo em guerra, Rússia e Ucrânia competirão no Eurovision 2022
- American Song Contest: Competição musical ganha data de estreia
O festival, que já trouxe visibilidade para nomes da música europeia, desde 1956, atravessará o oceano com produção assinada por nomes já envolvidos no projeto como Christer Björkman, Anders Lenhoff, Ola Melzig, Peter Settman e Greg Lipstone, da Voxovation, produtores do American Song Contest e do Eurovision Song Contest Canadá.
A ideia surgiu após a organização do evento observar que países como Argentina, Chile, México e Brasil foram recordistas entre os lugares que mais geravam visualização para o evento europeu que escolhe, anualmente, uma canção para representar o continente.
“Os fãs de toda a América Latina têm se feito presentes e mostrado, consistentemente, que o Eurovision Song Contest é uma paixão fervorosa. A edição latina é uma continuação da ampla visão que nós, a equipe de produção, temos para o Eurovision como uma marca global”, escreveram Peter Settman e Greg Lipstone, representantes da equipe formadora.
¡YO DIGO EURO, TU DICES VISION!
EUROVISION, EUROVISION! 📣🔥 Eurovision Song Contest Latin America is on the way: https://t.co/VZohYHAfPI pic.twitter.com/izGyJCHLFe
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) July 12, 2022
O concurso lançou carreiras globais de uma grande variedade de artistas, incluindo os mais recentes vencedores italianos Måneskin, bem como Celine Dion, ABBA, Julio Iglesias e muitos outros. Em comunicado, fica destacado que o “Eurovision Song Contest Latin America marca o mais recente desenvolvimento na expansão global do Eurovision Song Contest, pois simultaneamente eleva o legado da marca, mantendo a representação cultural local“.
O American Song Contest, veiculado pela NBC, teve um aumento no número de espectadores para a Grande Final, durante a qual a estrela do K-pop AleXa foi coroada a vencedora da primeira temporada. O Eurovision Song Contest Canadá, está programado para estrear em 2023.
Neste ano, o grupo ucraniano Kalush Orchestra foi o vencedor do Eurovision 2022. A conjunto defendeu a música “Stefania”, que exibia elementos típicos da música folclórica ucraniana.
“A União Europeia de Radiodifusão está entusiasmada por trabalhar agora com a Voxovation para trazer a emoção e magia do Festival Eurovisão da Canção para a América Latina. O formato exclusivo da Eurovisão encontra novos fãs em todo o mundo todos os anos e mal podemos esperar para expandir a marca nesta parte extremamente diversificada do mundo”, disse o supervisor executivo do Eurovision Song Contest, Martin Österdahl.