in

Mesmo em guerra, Rússia e Ucrânia competirão no Eurovision 2022

Comunicado dos organizadores da competição confirmou a participação dos dois países.


A animosidade entre a Rússia e a Ucrânia não é algo novo e nem mesmo o Eurovision Song Contest escapa dessa tensão diplomática, já tendo, inclusive, sido palco para controvérsias envolvendo os dois países.

Mas mesmo com a invasão russa em terras ucranianas oficialmente iniciada, os dois países competirão no maior concurso musical do planeta.

Eurovision 2022
Foto: Divulgação

Em comunicado oficial, publicado pelo site do jornal britânico The Independent, a European Broadcast Union – EBU, organizadora do Eurovision, confirmou a participação da Rússia e Ucrânia na competição deste ano, reafirmando o teor apolítico da competição musical.

“O Eurovision Song Contest é um evento cultural apolítico que une nações e celebra a diversidade através da música. As emissoras públicas membros da EBU em ambas a Rússia e Ucrânia se comprometeram a participar no evento deste ano em Turim e nós estamos atualmente planejando em receber os artistas de ambos os países para se apresentar em maio.

Nós, claro, continuaremos a monitorar a situação de perto.”

Controvérsias políticas

Antes mesmo da competição deste ano realmente acontecer, as controvérsias políticas envolvendo as tensões diplomáticas entre a Rússia e a Ucrânia já aconteciam, forçando a cantora Alina Pash, escolhida em seleção nacional para representar a Ucrânia, a desistir do Eurovision 2022.

O problema de Alina foi uma visita à região da Crimeia, ocupada pela Rússia, em 2015. Para a Ucrânia, pessoas que visitaram a região, entrando pela Rússia. A atitude de entrar na Crimeia pela Rússia é considerada pela Ucrânia um ato de ilegalidade. Apesar da polêmica, a visita da cantora à região da Crimeia não foi comprovada.

Alina Pash foi então substituída pelo grupo Kalush Orchestra.

O Eurovision Song Contest 2022 acontece na cidade de Turim, na Itália, nos dias 10, 12 e 14 de maio. A competição acontece em território italiano após a vitória da banda Måneskin em 2021, com a música “Zitti e Buoni”.