Neste sábado (20) vai ao ar, na Globo, o especial “Falas Negras“. Além de enriquecer o debate sobre as questões raciais, o programa também contará com o encontro entre Alcione e Caio Prado, que juntos gravaram uma nova versão de “Não Sou Teu Negro“, especialmente para a produção da emissora. O encontro de vozes dessas duas gerações promete emocionar o público.
LEIA MAIS:
- Chico César sofre racismo em programa de rádio na Paraíba
- Ludmilla fala sobre racismo na Internet: “já pensei em desistir”
- No “Encontro”, Iza sai em defesa de jovem vítima de racismo no Leblon
A canção de Caio Prado, lançada originalmente em novembro de 2020, faz um protesto contra o racismo, clama por liberdade e exalta a ancestralidade, a união e a força da população negra. A música, que já possui uma mensagem poderosa, conquistou ainda mais força após ganhar a voz de Alcione, uma das maiores cantoras do Brasil.
“Fiquei imensamente honrado com o convite, e é uma alegria enorme poder contribuir com um especial de tanta representatividade ao lado de uma cantora como Alcione que, para mim, é a voz do povo, a voz da rua, aquela que nunca deixa o samba morrer. As músicas de protesto sempre foram as que mais se destacaram na minha carreira e ‘Não Sou Teu Negro’ representa toda uma construção da identidade do que é ser preto e, ao mesmo tempo, é uma forma de produzir orgulho para nós”, comemora Caio.
Além de terem se encontrado em estúdio para gravar, Caio Prado e Alcione também se juntaram no final de outubro, no Museu de Arte do Rio, para fazer uma performance da música. A apresentação foi realizada durante a etapa final das gravações do “Falas Negras” e teve como cenário a exposição Yorùbáiano, do artista visual Ayrson Heráclito.
“Essa participação é muito especial para mim. Principalmente por se tratar de um tema como esse, sobre as nossas ‘falas negras’. Fiquei muito feliz de ver o que se passa no interior desse projeto. É muito lindo! Fiquei muito honrada e agradecida. Com certeza vai ser uma oportunidade muito grande de vocês assistirem a todo esse trabalho, onde a cultura negra vai estar representada. Fico muito feliz de estar aqui também dando a minha contribuição. Peço a todos vocês que não percam!”, destaca Alcione.
O “Falas Negras” deste ano mostra a história de brasileiros que são referências em suas áreas de atuação ou cujas trajetórias servem de inspiração para suas comunidades. A canção-tema une e embala as histórias dos cinco protagonistas desta edição: a professora mato-grossense Ana Fernandes, o produtor audiovisual Crystom Rodrigues, o pedreiro baiano Geomar Rabelo, a chef e empreendedora social Negralinda e a médica carioca Fátima Oladejo.
Então, para não perder “Falas Negras“, só ficar ligado na Globo, neste sábado (20), logo após “Um Lugar Ao Sol“, na faixa das 22h30.