(Foto: Reprodução Globoplay)
in ,

No “Encontro”, Iza sai em defesa de jovem vítima de racismo no Leblon

“Se vocês não aguentam mais ouvir a gente falar, imagina isso ficar batendo na sua porta o tempo inteiro?”

O “Encontro” desta quarta-feira (16) contou com a participação de Iza para abordar o caso de racismo sofrido pelo instrutor de surf Matheus Ribeiro no bairro do Leblon, no Rio de janeiro. O jovem também marcou presença no programa e recebeu apoio da cantora, que não poupou no discurso contra o preconceito diário que milhares de pessoas negras enfrentam.

(Foto: Reprodução Globoplay)

Fátima Bernardes abriu o bate-papo comentando como público que Iza havia mandado uma mensagem para Matheus logo após o ocorrido. A cantora confirmou e na sequência deu sua opinião. Para ela a história poderia ter sido outra se o instrutor não fosse negro: “Eu acredito muito que se ele fosse um jovem branco talvez a abordagem seria diferente”.

Essa é a realidade de praticamente todos os nossos irmãos, amigos e primos. A gente realmente está sujeito a isso e eu imaginei que ele não tivesse tempo de ver a mensagem porque graças a Deus esse caso tomou uma proporção grande e muita gente deu o apoio que ele merece, mas o racismo mata, adoece e fere todos os dias. Então isso é muito doloroso”.

Fátima quis saber o que Iza tinha escrito na mensagem para Matheus.

“A mensagem que eu mandei para ele foi: ‘Eu lamento muito que você esteja passando por isso e ao mesmo tempo, sem a gente se conhecer e por conhecer nossa cidade, eu agradeço a Deus por sua vida‘. Porque a gente sabe que o final dessa história poderia ter sido bem pior”.

No fim, a cantora ainda aproveitou para ressaltar: “Se vocês não aguentam mais ouvir a gente falar, imagina isso ficar batendo na sua porta o tempo inteiro”.

“Não foi um mal entendido, está tudo muito claro. As pessoas se sentem no direito de acusar alguém simplesmente pela cor da pele, isso é um absurdo. A gente precisa falar sobre responsabilização, eu vi gente falando: ‘Ah, mas não precisava falar assim’. Gente, isso acontece todos os dias, ninguém aguenta mais falar sobre isso. A gente fica muito feliz quando um espaço como esse abre essa discussão para gente falar, mas não gostamos de ficar falando sobre racismo e antirracismo. […] É cruel, de verdade, a gente vê isso todos os dias na TV. As pessoas morrem todos os dias”.

Relembre o caso

Matheus estava em frente ao Shopping Leblon com a sua bicicleta quando foi abordado pelo casal, que, ao que tudo indica, tinha acabado de perder a sua. No vídeo, os dois já aparecem se desculpando pelo engano.

Na legenda da publicação, o instrutor conta que eles já chegaram o acusando de ter sido a pessoa que levou a bicicleta. “Você pegou aquela bicicleta ali agora, não foi?“, questiona o rapaz. “É sim, essa bicicleta é minha“, respondeu a jovem.

Matheus contou que pegou o celular para mostrar fotos antigas com a bicicleta, mas os dois não foram convencidos até que tentaram abrir um cadeado com a chave que eles tinham. E não conseguiram.

“Não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou. Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba. Um preto numa bike elétrica?! No Leblon? Ah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele”, escreveu Matheus.

Veja o vídeo:

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

I Want Love

Jessie J curte noitada no clipe “I Want Love”

Nova personagem de “Loki” se destaca e web comenta!