Nesta terça-feira (26 de julho) foram divulgados os nomeados ao Video Music Awards 2022, a famosa premiação VMA. Quem tem motivos para comemorar é Lil Nas X, sendo o líder de indicações. Finalmente, ele teve seu trabalho reconhecido como esperado, coisa que não aconteceu no BET Awards, cerimônia exclusiva para aclamar artistas pretos. O que será que aconteceu de diferente para uma recepção tão distinta entre o VMA e o BET? É interessante apontar hipóteses.
Leia Mais:
- VMA 2022: Confira a lista completa dos indicados ao MTV Video Music Awards
- Lil Nas X faz xixi em estatueta do BET Awards na capa de novo single
- Lil Nas X acusa BET Awards de ignorar “Industry Baby” e diz que só Jack Harlow foi nomeado
- BET Awards responde às reclamações de Lil Nas X
- Lil Nas X reclama da sua falta de indicações no BET Awards 2022
Homofobia na indústria do rap?
Lil Nas X foi corajoso ao se assumir homossexual pouco depois de explodir com seu primeiro hit, “Old Town Road“. Com esta música, aliás, obteve sucesso estrondoso e sabia que podia perder muito disso expondo a sua orientação sexual. No entanto, ele preferiu ser verdadeiro com quem ele é de verdade.
Assim que se assumiu gay, Lil Nas X tomou abordagens mais ousadas em seus clipes – desde fazer um pole dance com o diabo ou dançando pelado em um presídio. De fato, tudo isso está longe do mundo do rap e mais perto do pop, que costuma ser mais ousado.
Sendo assim, não é exagero dizer que Lil Nas X se aproxima mais de uma “diva pop” do que um rapper. O motivo seriam suas performances mais elaboradas, seu poder de chamar a atenção com figurinos e tudo mais que junta os ingredientes. Mesmo assim, ele não perde o lado provocador e questionador característicos do rap.
Onde Lil Nas X é acolhido?
Esnobado no BET Awards, Lil Nas X ficou decepcionado por achar que é lá que ele deveria ser mais acolhido. O que ficou na cabeça dele e da maioria das pessoas é que a comunidade negra e do rap ainda não estão preparadas para aceitar um rapper gay. Afinal, as indicações do BET são decidas por uma academia de especialistas (assim como o VMA)
Ao justificar a falta de Lil Nas X, a equipe do BET Awards escreveu: “Infelizmente, este ano, ele não foi indicado pela BET’s Voting Academy, que é formada por um estimado grupo de cerca de 500 profissionais do entretenimento nas áreas de música, televisão, cinema, marketing digital, jornalismo esportivo, relações públicas, influenciadores e artes criativas”, detalhou a organização.
“Ninguém da BET atua como membro da Voting Academy (academia de votação). Na BET, somos defensores apaixonados da maravilhosa diversidade que existe em nossa comunidade. Estamos comprometidos em usar todas as nossas plataformas para fornecer visibilidade e inclusão para todas as muitas interseções da comunidade negra”, continua.
Jack Harlow, parceiro de Lil Nas X no hit “Industry Baby”, concorda que ainda há muita homofobia: “A reação totalmente inapropriada ao Lil Nas X mostra que precisamos progredir. Ainda há homofobia acontecendo. Ele está sofrendo o que outros artistas não precisarão sofrer no futuro. Isso é o que faz dele um herói,” refletiu ele sobre representantes do LGBTQIA+ no rap e hip hop.
O pop prova mente mais aberta
Embora no pop internacional também não haja homossexuais fazendo enorme sucesso, é uma questão mais trabalhada e aceita. Portanto, Lil Nas X não é um tabu para o VMA. Por sinal, o artista já tem 5 prêmios do VMA em sua coleção e, neste ano, deve acrescentar mais alguns.
Lil Nas X recebeu 7 indicações, empatando com seus companheiros do rap Jack Harlow e Kendrick Lamar, – o primeiro compartilhando indicações por “Industry Baby“, parceria que apareceu em “Vídeo do Ano”, “Melhor Colaboração”, entre outras.