Depois de ter tido a edição deste ano cancelada por conta do avanço da pandemia da covid-19, o Festival Universo Spanta volta em 2023 com mais de 200 atrações. Além disso, a programação vai se estender por 14 dias ao longo do mês de janeiro, nas quintas-feiras 5 e 19, nas sexta-feiras 6,13,20 e 27, nos sábados 7,14,21 e 28, e nos domingos 8,15, 22 e 29. As apresentações serão divididas em três palcos às margens da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Leia Mais:
- EXCLUSIVO: Festival Universo Spanta 2023 é confirmado com mais de 200 atrações
- Universo Spanta aposta na grandiosidade e diversidade musical
- Festival Spanta é cancelado em 2022 e é transferido para 2023
Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta, explica que para fazer a curadoria do festival é preciso estar atento aos grandes nomes da música brasileira — tanto os artistas consagrados quanto os novos — e fala das mudanças do line-up após o adiamento do evento, devido à pandemia da covid-19.
“Quando você faz um festival tão grande assim como o Universo Spanta, você tem várias vezes a possibilidade de contar com um artista ou outro que já está relacionado para outros eventos que vão acontecer na mesma praça e na mesma época. A gente tá sempre atento aos grandes nomes da música brasileira, tanto os artistas consagrados quanto os novos artistas. Esse adiamento nos deu a possibilidade de contar com outros nomes, como o Thiaguinho, que não tinha data, o Jão, entre outros. Isso deixa o festival cada vez mais rico com todos esses artistas queridos pelo público brasileiro.”
A programação de domingo passa a contemplar várias cenas artísticas brasileiras. Do samba ao axé, passando pelo carnaval de rua carioca, sem esquecer os grandes mestres da MPB. O primeiro domingo terá grandes blocos do carnaval de rua carioca e nos outros, nomes como Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Nando Reis, Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia, Belo, Xande de Pilares, Fundo de Quintal, entre outros.
“Pensamos em dar uma cara específica para cada domingo. Então, terá o dos blocos de carnaval, o da MPB, com artistas que já estavam no line-up como Ney Matogrosso e Paulinho da Viola, Zizi com Luiza Possi, o terceiro será do axé, que era um gênero musical que a gente não tinha uma data específica, embora já tivesse fechado com Ivete Sangalo, Claudia Leitte e outros representantes do gênero. Esse é um dia muito bacana para um público original do Spanta, que veio da festa, do carnaval e terá a oportunidade de ver cantores da música baiana no Rio de Janeiro. Por último, a gente tem o dia do samba, com todas as vertentes do samba da Lapa, fazendo uma mistura de todos os subgêneros do ritmo, deixando o dia bem bacana e bem rico no último dia do festival, que entrega para o público o carnaval, que chega ali em fevereiro.”
Falando em carnaval, o primeiro domingo do Universo Spanta será uma volta às raízes do festival. Este será dedicado aos blocos, escolas de samba e cortejos.
“O evento surgiu de um bloco de carnaval, a gente tem essa ligação, essa sinergia total com essa celebração no Rio de Janeiro. Surgimos naquela revitalização do carnaval do Rio com os muitos blocos que se formaram e que tinham a intenção de reunir os amigos, alguns com temas específicos, outros nem tanto, apenas para reunir, tocar instrumentos, beber e se divertir com amigos. Portanto, não podíamos deixar de lado e, sem dúvidas, será um dia muito especial, com vários blocos, escolas de samba e cortejos. A curadoria foi pensada em parceria com a Rita Fernandes, da Sebastiana.”
Chama no piseiro!
Outros gêneros que marcarão presença nesta edição do festival são o forró e o piseiro. Max Viana conta que o line-up foi pensado para contemplar o público existente no Rio de Janeiro, que tem menos opções de shows neste estilo musical.
“A gente queria ter o Xand Avião, Mari Fernandez e Nattan no Universo Spanta. Eles são artistas que têm músicas estouradas. A gente entendeu que era legal compor esse dia também com uma mostra do forró das antigas, então teremos Calcinha Preta e Limão com Mel, que vão dar um sabor especial para esse público que gosta do forró e vê pouco esses artistas no Rio de Janeiro. Então, vai ser um dia muito bacana para a gente trazer essa música nordestina para o line-up e poder presentear as pessoas com esses artistas incríveis.”