A intersecção entre o ambiente físico e digital compreende a presença da experiência. Mais do que nunca, esse grande ativo movimenta investimentos, tornando-se uma das principais ferramentas no mercado cultural por permitir a conexão entre a arte e o público. Sob essa perspectiva, as empresas b+ca e Head Media uniram suas expertises em prol de uma iniciativa inovadora localizada na Vila Madalena, em São Paulo: a Shub House.
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O prédio moderno foi totalmente pensado para ser um centro de criatividade e desenvolvimento da carreira de artistas brasileiros. Inaugurada em 2021 em formato de soft-opening, a Shub House inicia suas atividades de forma plena em 2022, compreendendo a efetivação de ambiciosos projetos.
A liderança da Shub House conta com a presença dos empresários da b+ca: Caroline Steinhorst (Sócia e Diretora Executiva) e Bruno Trindade Ruiz (Sócio e Diretor Executivo). Enquanto que os líderes da Head Media, são: Pedro Dash (Sócio e Produtor Musical), Marcelinho Ferraz (Sócio e Produtor Musical) e José Peña (Sócio e Diretor Executivo).
O POPline.Biz é Mundo da Música fez uma entrevista exclusiva com Bruno Ruiz (b+ca) e Pedro Dash (Head Media), sócios Shub House. Diante de tantos líderes e profissionais com expertises distintas envolvidos, os executivos trouxeram mais detalhes sobre os bastidores do empreendimento que possui a inovação no seu DNA e nasceu de uma vontade antiga dos empresas.
“O sonho já existia nos dois lados, de forma independente. Houve um momento em que estivemos juntos para um projeto e falamos sobre a vontade de ter uma sede que abrigasse as duas empresas e resolvesse as necessidades que identificamos nos artistas, e daí pra frente a coisa só andou”, conta Bruno Trindade Ruiz, Sócio e Diretor Executivo da b+ca, sobre o espaço.
Pedro Dash, Sócio e Produtor Musical da Head Media, reforça que a união das empresas em uma mesma sede potencializa negócios: “Havia o desejo e a necessidade de sermos complementares inicialmente e, por conta disso, nos remetemos a um grande desafio: gerarmos oportunidades em conjunto, ofertando produtos nos quais o tempo, a dedicação e a expertise de ambos os lados somados pudessem significar novos negócios”.
Questionado sobre o modelo de organização, planejamento e gestão interna com uma equipe grande, Bruno afirma: “ambas as empresas que compõem a Shub têm suas próprias gestões e dinâmicas. A partir daí, unimos pontos em comum e estruturamos uma operação conjunta para conseguir gerenciar todas as necessidades, interesses e novos negócios gerados na Shub.”
Conexões no Mercado Musical
Como forma de alavancar a criação que acontece dentro do espaço, a arquitetura da casa foi pensada nos mínimos detalhes. Então, mais do que um escritório ou em espaço colaborativo, a Shub House pretende ser um ponto de conexão entre artistas e suas equipes, nas quais as possibilidades são infindáveis.
Em relação ao período que a Shub House precisou para ficar pronta em meio ao período de incertezas causadas pela Pandemia, Pedro admite: “Com certeza demorou mais do que o esperado. A pandemia não só atrasou, como também encareceu tudo. Então, um trabalho de quatro meses acabou passando bastante disso, além de várias novas decisões e escolhas que fomos fazendo durante a obra, para que o processo fosse agilizado.”
Para o empresário, a iniciativa é o intermédio para conexões no mercado musical: “A Shub é um espaço completo voltado para música e arte, então o artista pode entrar lá apenas com uma ideia e sair com música, clipe, capa, fotos, logo, estratégia de lançamento e marketing, gestão de mídias sociais, etc. Isso faz com que diversos artistas, produtores, empresários e gravadoras frequentem a casa diariamente, proporcionando assim um intercâmbio bem natural e orgânico de ideias, conexões e parcerias.”
Serviços e Cases de Sucesso
Pensada para facilitar a execução de qualquer projeto que um artista possa sonhar em desenvolver, a Shub House inclui: a b+ca, por meio dos setores b+ca/agência e b+ca/filmes, que é responsável pela criação da estratégia, conteúdo digital e produção audiovisual. Por sua vez, a Head Media atende qualquer necessidade referente à produção musical, distribuição, selo e edição, com o diferencial da possibilidade de gravação de faixas no formato Dolby Atmos.
Pessoas vindas de diferentes vertentes musicais estão entre as que já adentraram as portas da Shub House, como Di Ferrero, que produziu seu single, “Aonde É o Céu”, na sede; Karol Conká, que conta com a b+ca desde 2018, e reforçou a parceria desde a sua entrada no BBB21 com produções como “Dilúvio”, “Subida” e “Louca e Sagaz”.
O cantor Rael realizou a live “Passiflora” ao lado da cantora Céu, em ação para o lançamento do single na Shub House. Além de Dilsinho e Matuê que também passaram pela casa.
O POPline.Biz perguntou aos executivos como eles mapeiam os resultados dos artistas que co-criam projetos com a Shub House, e qual a definição de “sucesso” para eles.
De acordo com Pedro, a Head Media e b+ca têm projetos com artistas diferentes e outros em comum. E as duas empresas também trabalham muito próximas das Labels, Gravadoras e Parceiros Digitais, para que eles consigam sempre entender onde estão os pontos positivos e negativos da performance de cada projeto, podendo – junto a b+ca, mais especificamente – identificar formas de potencializar essas carreiras.
“Cada artista e cada projeto tem uma meta diferente. Acreditamos que sucesso é alcançar objetivos, sejam eles quais forem!”, afirma Pedro.
Parceria com a JBL e Sistema Dolby Atmos
Todos os cômodos da Shub House podem ser palco de criações diversas, recebendo visitas de cantores e compositores. Foram firmadas parcerias com marcas como JBL, responsável por implementar o sistema Dolby Atmos no espaço, que é uma nova tecnologia de som surround – também conhecida como “áudio espacial” – utilizada no cinema e responsável por trazer uma experiência única aos ouvintes.
Questionado se há outras parcerias com marcas em negociação e como tem sido a prospecção de iniciativas que envolvam outros mercados, como o de games, por exemplo, Pedro diz:
“No momento estamos com conversas e propostas em andamento com algumas outras marcas. Ainda não podemos revelar detalhes, mas com certeza a percepção das marcas em relação ao potencial da Shub House é bem expressiva!”
“Estamos envolvidos com outros mercados, citando projetos como o Gaming Hits, junto a Final Level, onde a Head Media faz toda a parte de curadoria e produção musical e consiste em aproximar alguns influencers gamers, como funBABE e Baiano, com a música. A Shub também está envolvida em um novo aplicativo musical de conceito inédito no Brasil, além de estarmos montando a nossa própria plataforma de cursos online, que se chamará Shub Academy“, antecipa o empresário.
Novos projetos e soluções da Shub House
Neste ano, os empresários pretendem lançar novos projetos e “soluções inovadoras”. O POPline.Biz questionou se há o projeto de transformar a Shub House em um Selo e Pedro Dash diz: “já estamos trabalhando nisso!”.
Para um artista ou uma equipe artística que queira realizar um projeto com a Shub House hoje, Bruno destaca: “temos uma pré-seleção para tudo que fazemos, seja como Shub, b+ca ou Head Media, por conta da grande procura que temos hoje. Mas, não existe um quesito específico necessário para fazermos algo, apenas projetos que a gente acredite e se identifique.”
Em relação ao ano de 2022, Bruno Ruiz afirma os principais diferenciais que o mercado musical pode esperar através da Shub House: “O primeiro ponto é a união da b+ca e Head Media, juntando suas experiências e serviços, e empacotando tudo isso dentro de uma casa como a Shub House. Isso por si só já é algo novo, que traz oportunidades únicas para quem frequenta e usufrui do ambiente. O nosso foco é criar cada vez mais novos negócios, aproximando os artistas e as audiências para tornar a experiência de tudo que envolve música cada vez mais interessante.”, finaliza.