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Em acordo com Boomplay, Universal Music amplia atuação na África

Foto: Universal Music Group e Boomplay/Divulgação

O Boomplay, o serviço líder de streaming e download de música com base na África e o Universal Music Group (UMG), anunciaram na última semana (17) um novo acordo de licenciamento histórico que estenderá o licenciamento do catálogo de música global da UMG de 7 para 47 países em todo o continente africano, como parte de um relacionamento ampliado que irá beneficiar músicos e talentos africanos e expandir a experiência de escuta para usuários de Boomplay em toda a África.

Em 2018, a UMG se tornou a primeira grande empresa musical global a licenciar música para o serviço, que continuou a aumentar o alcance e a influência de seu público em toda a África nos últimos anos. O catálogo do Boomplay conta atualmente com mais de 50 milhões de faixas e possui o maior repertório de conteúdo africano local globalmente, com 50 milhões de usuários ativos mensais (MAU). A renovação e expansão deste acordo de licenciamento com a UMG, permitirá aos fãs de música africanos em todo o continente experimentar o melhor do talento nacional africano e internacional.

Como um dos primeiros participantes na África, Boomplay está na vanguarda do mercado de streaming de música desde 2015 e tem um profundo conhecimento do mercado local. Agora a plataforma africana líder, em dezembro de 2020, o Boomplay ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads no Google Play. Durante esse tempo, o Boomplay apoiou vários artistas africanos, em uma variedade de projetos, incluindo: O “concerto do ano” – que viu a cantora nigeriana, assinada pela UMG, a cantora e compositora Tiwa Savage fechar Lagos com sua performance de estreia de “49-99” e viu a Boomplay investir no primeiro documentário focado na história dos Afrobeats.

O Boomplay também deu 250 milhões de megabytes de dados aos usuários gratuitamente, para que eles pudessem transmitir música online durante a pandemia COVID-19. A Boomplay e a UMG East Africa realizaram conferências que reuniram as partes interessadas da indústria para encontrar maneiras de crescer e apoiar a comunidade musical africana ainda mais, conforme destacado pelo anúncio da Boomplay de comprometer US $ 1 milhão para apoiar artistas emergentes do continente.

De acordo com o comunicado, este acordo destaca o compromisso contínuo do UMG em apoiar e fazer crescer os ecossistemas musicais domésticos da África, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades para o talento pan-africano alcançar novos públicos nacionalmente, regionalmente e em todo o mundo.

Expansão para o continente Africano

Nos últimos 5 anos, a UMG adotou uma abordagem holística para expandir as operações em todo o continente, abrindo novas divisões na Nigéria, além de se tornar a primeira grande companhia musical a estabelecer divisões no Quênia, Costa do Marfim, Senegal, Camarões e Marrocos ao lado das operações de longa data da UMG na África do Sul. Esta presença continuará a crescer ao longo de 2021 e além, conforme a UMG continua a estender ainda mais a capacidade da empresa de apoiar artistas domésticos em toda a África e globalmente.

Os usuários do Boomplay agora terão acesso ao extenso catálogo da UMG de gravadoras e gravadoras locais e globais, incluindo: Tiwa Savage (Nigéria), Nasty C (SA), Mi Casa (SA), Sauti Sol (Quênia), Cassper Nyovest (SA) , Toofan (Togo). Ao lado de artistas internacionais do maior catálogo de música do mundo, incluindo: Da Baby, Drake, Lil Baby, Justin Bieber, The Weeknd, Ariana Grande, Selena Gomez, Stevie Wonder, Billie Eilish, Booba, Dadju, Tasha Cobbs, Niska, Lionel Richie, Rihanna, Catálogo da Motown e Bob Marley.

As gravadoras africanas da UMG também serão apoiadas pelo novo acordo, incluindo: Def Jam Africa, a primeira gravadora do continente dedicada inteiramente ao melhor do hip-hop africano, afrobeat e trap music que foi lançada em cinco países em 2020, Motown Gospel Africa, AI Records, Afroforce1 e outras gravadoras distribuídas, incluindo: Kalawa Jazzmee, Aristokrat, Family Tree e Soulistic, entre outras. O acordo também inclui artistas e selos distribuídos via Electromode e Ingrooves Music Group dentro do continente.

Projetos recentes incluem o lançamento de Rhythms Of Zamunda: Music Inspired By Coming 2 America. A aclamada compilação de 16 faixas do Def Jam Africa traça um roteiro musical através das paisagens sonoras do oeste, leste e sul da África, apresentando aos ouvintes alguns dos artistas mais emocionantes do continente foi lançada na semana passada.

O Diretor de Conteúdo e Estratégia da Boomplay, Phil Choi, acrescentou “Desde o nosso acordo original com a UMG, a indústria musical africana tem visto um crescimento exponencial e fez grandes avanços para ser a próxima potência que deveria ser. Estamos entusiasmados em continuar a parceria com a equipe UMG para ajudar a promover seus artistas africanos e internacionais, trazendo seu catálogo para ainda mais regiões da África”.

Franck Kacou, Diretor Administrativo da Universal Music Africa, que lidera as atividades do Universal Music Group na África de língua francesa, disse: “Estamos entusiasmados por nossos artistas e gravadoras estarem disponíveis agora para fãs de música nestes 25 países de língua francesa, mas também para alcançar audiências em todo o resto do continente. A África é rica em talento artístico e cultura musical e continua a inspirar milhões de africanos para os quais a música é uma parte essencial de suas vidas diárias. Trabalhando junto com o Boomplay, ajudaremos a apresentar esses talentos a novos públicos, à medida que o apetite pela música continua a crescer nesses países ”.

Sipho Dlamini, CEO, Universal Music Group, África do Sul e África Subsaariana, disse: “Estamos muito satisfeitos em expandir nosso relacionamento com o Boomplay, que nos últimos anos se mostrou dedicado a fornecer o melhor da música aos fãs em todo o continente. Por meio desse acordo estendido, o Boomplay agora ajudará a fornecer acesso aprimorado ao maior e mais diversificado catálogo de música do mundo para sua ampla base de usuários, à medida que continuamos a apresentar o melhor da música africana e internacional para o público de streaming em rápido crescimento em toda a África”.

Tosin Sorinola, Diretor de Artista e Relações com a Mídia disse: “Estamos muito otimistas de que esta expansão irá incorporar ainda mais o relacionamento florescente entre ambas as partes. Como plataforma, estamos empenhados em garantir que ajudemos os artistas a divulgar sua música e que nossos usuários tenham acesso a todas as músicas que amam, onde quer que estejam. Essa expansão nos dará a oportunidade de ajudar a abrir mais músicas para nossos usuários e oportunidades para artistas nas novas regiões”.

O movimento de investida na África não para na indústria musical. Depois da Universal Music Group, da Ingrooves, e da mais recente CD Baby, quem também mostrou interesse no continente é a Warner Music Group (WMG) em fevereiro, saiba mais clicando aqui.

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