in

Elza Soares, Gilberto Gil e IZA são destaques nas coleções do YouTube Music

Os quatro mixes estão na página principal do aplicativo e exploram temas como resistência, orgulho e consciência

Elza Soares (Foto: Divulgação), Gilberto Gil (Foto: @karymefranca) e IZA (Foto: Instagram/@iza)

YouTube Music lança quatro novas coleções exclusivas, formadas por playlists, álbuns e videoclipes, que colocam como destaque na página principal do aplicativo grandes artistas negros da música brasileira. São elas: Legado Visual Negro, Raiz da Liberdade, Excelência Negra e Pérolas Negras. 

As  coleções fazem parte de uma iniciativa do YouTube de realçar a diversidade de ritmos e histórias, sobretudo durante o mês da Consciência Negra. As listas reúnem artistas como Mc Soffia, L7NNON, IZA, Gilberto Gil, Elza Soares, Racionais, Sandra de Sá e Chico César.

Leia Mais:

“A música sempre foi um meio de protesto. No caso da população negra, as letras e as melodias são uma forma de ampliar a sua voz e protestar contra as injustiças sociais que ela enfrenta no dia-a-dia, como o preconceito, que faz vítimas mortais todos os dias; ou a invisibilidade, que priva muitos direitos desses cidadãos que hoje representam mais da metade de todo o povo brasileiro”, aponta Flavio Marcondes, Head de Programação do YouTube Music para América Latina.

 Flavio Marcondes, Head de Programação do YouTube Music para América Latina
Flavio Marcondes, Head de Programação do YouTube Music para América Latina. Foto: Reprodução LinkedIn

As playlists

A coleção Raiz da Liberdade reúne uma série de outras playlists que combinam músicas nacionais e internacionais e tem como temática central a resistência, seja da cultura ancestral, das mulheres pretas, moradores das comunidades e até mesmo dos devotos de alguma religião. A lista reúne desde nomes femininos, cantores de reggae, Soul e R&B até nomes da música cristã norte-americana. 

Já a playlist Legado Visual Negro, denuncia o preconceito racial, a invisibilidade social, a marginalização e outros obstáculos, como o baixo acesso a educação e empregabilidade. Djonga, Milton Nascimento, Liniker e Mc Tha são algumas das vozes que falam sobre essas desigualdades. 

Funcionando como uma coletânea, o mix Excelência Negra reúne diferentes playlists que trazem em seu conteúdo os hits mais populares de compositores e produtores musicais do Brasil e do mundo, como Quincy Jones, Ludmilla, Martinho da Vila e WondaGurl.

Pérolas Negras encerra o catálogo de coleções exclusivas, trazendo os álbuns de maior sucesso de algumas das mais marcantes vozes negras do Brasil da atualidade e de outras décadas. Dentre elas podemos destacar Alcione, Emicida, Tim Maia e Lia de Itamaracá, além de grupos musicais, como o nordestino Olodum.