YouTube Music lança quatro novas coleções exclusivas, formadas por playlists, álbuns e videoclipes, que colocam como destaque na página principal do aplicativo grandes artistas negros da música brasileira. São elas: Legado Visual Negro, Raiz da Liberdade, Excelência Negra e Pérolas Negras.
As coleções fazem parte de uma iniciativa do YouTube de realçar a diversidade de ritmos e histórias, sobretudo durante o mês da Consciência Negra. As listas reúnem artistas como Mc Soffia, L7NNON, IZA, Gilberto Gil, Elza Soares, Racionais, Sandra de Sá e Chico César.
Leia Mais:
- YouTube Music: conheça os principais artistas e playlists de 2021
- Como o YouTube ultrapassou 80 mi de assinantes Premium e Music?
- Retrospectiva: YouTube revela os mais assistidos de 2021
“A música sempre foi um meio de protesto. No caso da população negra, as letras e as melodias são uma forma de ampliar a sua voz e protestar contra as injustiças sociais que ela enfrenta no dia-a-dia, como o preconceito, que faz vítimas mortais todos os dias; ou a invisibilidade, que priva muitos direitos desses cidadãos que hoje representam mais da metade de todo o povo brasileiro”, aponta Flavio Marcondes, Head de Programação do YouTube Music para América Latina.
As playlists
A coleção Raiz da Liberdade reúne uma série de outras playlists que combinam músicas nacionais e internacionais e tem como temática central a resistência, seja da cultura ancestral, das mulheres pretas, moradores das comunidades e até mesmo dos devotos de alguma religião. A lista reúne desde nomes femininos, cantores de reggae, Soul e R&B até nomes da música cristã norte-americana.
Já a playlist Legado Visual Negro, denuncia o preconceito racial, a invisibilidade social, a marginalização e outros obstáculos, como o baixo acesso a educação e empregabilidade. Djonga, Milton Nascimento, Liniker e Mc Tha são algumas das vozes que falam sobre essas desigualdades.
Funcionando como uma coletânea, o mix Excelência Negra reúne diferentes playlists que trazem em seu conteúdo os hits mais populares de compositores e produtores musicais do Brasil e do mundo, como Quincy Jones, Ludmilla, Martinho da Vila e WondaGurl.
Pérolas Negras encerra o catálogo de coleções exclusivas, trazendo os álbuns de maior sucesso de algumas das mais marcantes vozes negras do Brasil da atualidade e de outras décadas. Dentre elas podemos destacar Alcione, Emicida, Tim Maia e Lia de Itamaracá, além de grupos musicais, como o nordestino Olodum.