O elenco multiétnico de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” vem sofrendo ataques racistas na Internet antes mesmo da estreia da série. Com o lançamento do programa no Prime Video, os crimes de ódio se intensificaram, e a produção está fazendo todo um trabalho de conscientização sobre o racismo.
Elijah Wood, Dominic Monaghan e Billy Boyd – atores da franquia “O Senhor dos Anéis” – foram contatados para ajudar. Eles posaram com uma camisa mostrando diferentes cores de orelhas, e a foto foi postada nas redes sociais com a mensagem “são todos bem-vindos aqui”.
You Are All Welcome Here @LOTRonPrime @DonMarshall72 #RingsOfPower https://t.co/8txOhlHa2f pic.twitter.com/nWytILT0zG
— Elijah Wood (@elijahwood) September 7, 2022
Leia mais:
- “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” quebra recorde na estreia
- 16 fotos dos bastidores de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
- 10 curiosidades sobre “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
Os ataques racistas vem de leitores e fãs da obra do escritor J.R.R. Tolkien. Alguns não concordam com a escalação de atores negros para personagens que não são descritos como tais nos livros. A mesma intolerância racial foi vista recentemente com o público de “Star Wars” e de “Percy Jackson” (neste caso, o alvo foi uma atriz menor de idade).
Atores de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” emitem comunicado
O elenco de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” também se reuniu para tratar do assunto. Os atores emitiram um comunicado conjunto se posicionando contra o racismo.
“Nós, o elenco dos ‘Anéis de Poder’, estamos unidos em absoluta solidariedade e contra o racismo implacável, contra as ameaças, contra o assédio e contra o abuso a que alguns dos nossos colegas de cor estão a ser sujeitos diariamente. Recusamo-nos a ignorá-los ou a tolerá-los”, diz o texto.
“JRR Tolkien criou um mundo que, por definição, é multicultural. Um mundo em que povos livres de diferentes raças e culturas se unem, em comunhão, para derrotar as forças do mal. Os Anéis do Poder refletem isso. O nosso mundo nunca foi todo branco, a fantasia nunca foi toda branca, a Terra Média não é toda branca. Bipoc [Negros, Indígenas, e pessoa de cor] pertencem à Terra Média e estão aqui para ficar”, completam.