in

‘Entra na Roda’: IZA lança projeto que potencializa e premia pequenos negócios liderados por empreendedores negros

Profissionais serão escolhidos por edital em parceria com o IDBR – Instituto Identidades do Brasil

IZA. Foto: Alex Santana

IZA lançará um edital que irá selecionar projetos de empreendedores negros nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios de impacto social. O projeto, que é uma parceria com o IDBR e conta o apoio da Risqué e Devassa, será apresentado neste domingo (20), durante o show da cantora na Concha Acústica, em Salvador. As inscrições serão online e poderão ser feitas até 11 de dezembro, acesse aqui.

Serão 20 finalistas (cinco em cada categoria), que receberão oficinas de formação em empreendedorismo, e dois vencedores por categoria. A escolha dos projetos será feita por um conselho próprio, formado por profissionais do IDBR, e por jurados especialistas pretos em cada área. A premiação será em abril de 2023 e o repasse no mês seguinte.

Leia Mais:

A cantora, idealizadora do projeto, vai disponibilizar meio milhão de reais que vão potencializar iniciativas de pequenos empreendedores negros de todos o Brasil. 

“Sempre quis investir em um projeto que impactasse os empreendedores negros brasileiros efetivamente e a pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir em como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo”, conta IZA.

IZA. Foto: Alex Santana

Com intuito de potencializar e dar visibilidade a empreendedores que residem nas regiões Norte e Nordeste do país, o edital destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados em estados dessas regiões. Sendo assim, dos 20 finalistas, pelo menos 10 (2 por categorias) serão obrigatoriamente do Norte e Nordeste, e dos premiados pelo menos 5 (1 por categoria) serão de estados dessas regiões.

O projeto foi criado principalmente com a ideia de, além da premiação, contribuir com o comprometimento racial, o desenvolvimento de lideranças negras e a qualificação dos empreendimentos a partir das expertises: Educação Financeira, Marketing Digital, Planejamento de Negócios, Técnica de Negociação e Precificação, Regularização de Negócios e Pitch com alguns dos jurados especialistas. 

“Sou uma mulher negra, vinda do subúrbio carioca e sei da realidade da população negra periférica. Por isso quis investir meu tempo e meu dinheiro nesse projeto que abre espaço para que algumas pessoas avancem em seus sonhos, além de propiciar a capacitação de muitos empreendedores. Espero que, com isso, eu consiga ajudar na inclusão dos profissionais pretos no mercado de trabalho e que eu possa inspirar outros artistas a investirem também”, pontua IZA.

IZA. Foto: Alex Santana

‘Entra na Roda’: Categorias

Podem ser inscrever empreendedores pretos ou pardos, segundo a classificação do IBGE, com mais de 18 anos, residentes em território brasileiro e com MEI ou ME ativo em um dos segmentos:

  • Alimentação: Empreendimentos com ou sem sede física que produza alimentos diversos no ramo de alimentação, gastronomia e/ou culinária;
  • Entretenimento: Produtoras de audiovisual, música, artes cênicas, literatura, artes digitais e afins;
  • Beleza por Risqué: Profissionais que atuam na valorização da estética negra, empreendimentos que atuam com produtos para pele e cabelos;
  • Moda: Promoção, valorização e fortalecimento de modas afirmativas e inclusivas, como, por exemplo, a moda afro-brasileira, plus size, acessório, joias artesanais e outros; 
  • Negócios Sociais: Negócios de impacto social e/ou ambiental, liderados por empreendedores sociais que possuam ações, projetos, programas e produtos que atuem com a transformação social ou ambiental positiva, ao mesmo tempo em que possibilitam a geração de renda.

IZA na Concha Acústica: Dia da Consciência Negra 

A iniciativa será anunciada neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, durante um show que IZA apresentará na Concha Acústica, em Salvador. 

Artistas como Afrobapho, Jeff, Luiza Nascim, MC Tha, Nêssa, Raquel Reis, Uana e WD dividirão o palco com a voz, a dança e a excelência de jovens artistas pretos. 

A direção musical  é assinada por Mahal Pita e coreografia e balé por  AfroBapho. O show celebrará ‘pretagonismo’, ou seja, o protagonismo do povo de pele preta, povo que tem o poder de criar novos mundos.