in

Ed Sheeran recebe mais uma acusação de plágio


A carreira de Ed Sheeran tem tantos sucessos nas paradas quanto acusações de plágio. O cantor e compositor inglês recebeu mais uma – referente ao single “Thinking Out Loud” (2014). Ele é acusado de usar um trecho de “Let’s Get It On” do Marvin Gaye para criar sua música. A empresa Structured Asset Sales, que representa um dos compositores de “Let’s…”, Edward Townsend, entrou com um processo visando indenização de US$ 10 milhões. A família de Marvin Gaye ainda decide se vai processá-lo também.

“Thinking Out Loud” é um dos maiores hits de Ed Sheeran. Assinada por Sheeran, Amy Wadge e Julian Williams na composição e Jake Gosling na produção, a música ganhou dois Grammys e certificados de diamante nos Estados Unidos, 11x platina na Austrália, 9x platina no Canadá, 6x platina na Itália e na Nova Zelândia e 4x platina no Reino Unido, para dizer só os maiores. Apenas no Youtube, o clipe tem mais de 2,3 bilhões de acessos.

Vale lembrar que, no início do ano, a família de Marvin Gaye venceu um processo pelo reconhecimento de direitos autorais do cantor na música “Blurred Lines” (2013) de Robin Thicke e Pharrell Williams. O tribunal reconheceu que o single usou indevidamente trechos de “Got To Give It Up” (1977). A indenização determinada foi de US$ 5,3 milhões.

Ed Sheeran, por sua vez, teve que incluir créditos oficiais para o grupo TLC na música “Shape Of You” (2017) após ser acusado de plágio. O cantor reconheceu publicamente que os versos do pré-refrão eram muito semelhantes aos de “No Scrubs” (1999) e encerrou a polêmica que havia tomado conta da Internet.