O mercado musical, a partir dos anos 2000, viveu a transição do apogeu das vendas de CDs para o universo dos Downloads. Mas, mesmo com o advento e a popularidade inegáveis do streaming atualmente, o Download permanece ativo e com tendências de crescimento em 2021.
A regravação da master e a disponibilização dessa nova versão nas plataformas digitais, por exemplo, também precisa do download. Além da ferramenta ser uma importante forma de armazenamento pessoal dos dados musicais na nuvem. Para isso, é importante que as gravações possuam “marcas d’águas digitais” para a segurança dos seus autores.
Analisando esses movimentos do mercado em um cenário que aponta o fortalecimento das soluções de áudio neste ano, sobretudo na música, o POPline.Biz é Mundo da Música reuniu 3 principais tendências que apontam o crescimento do setor.
Vinil
Uma semana antes do Natal, o vinil bateu o recorde de venda dos últimos 29 anos, desde que a Nielsen Music/MRC Data começou a monitorar eletronicamente as vendas de música nos Estados Unidos.
Foram 1,445 milhão de álbuns de vinil vendidos na semana encerrada em 17 de dezembro. Alta de 9% em comparação à semana anterior, quando havia-se registrado o primeiro marco recorde quando 1.253 milhões de LPs vendidos, clique aqui e saiba mais.
Para inserir uma música em um vinil, ou em um outro suporte físico, é necessário que o arquivo para download esteja em alta qualidade. Com o crescimento no aumento do consumo do Vinil no último ano é uma forte tendência de aumento de “músicas baixadas” para os próximos meses.
Rádio
Houve quem achasse que o Rádio seria superado pelas novas soluções tecnológicas na música, o que comprovou-se ser um ledo engano nos últimos anos. O meio permanece popular e, para a execução das músicas nas ondas de rádio, os profissionais do setor costumam solicitar os arquivos em alta qualidade também.
Normalmente, o download dos arquivos são feitos nos formatos MP3 ou WAV, que mantém a qualidade máxima da gravação original nas rádios.
O Estudo “Inside Radio 2020” da Kantar IBOPE Media trouxe dados que traçam o perfil do consumidor de rádio no Brasil, com informações que demonstram as tendências para o áudio no país: 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet. Confira mais detalhes sobre o consumo do meio que segue popular, clicando aqui.
Podcast
A Pesquisa “Podcast Trends Report 2020” realizada pela AdsWizz e divulgada no último dia 7 de janeiro, revela um combinado de métricas que buscam traduzir como a indústria de podcast está em alta e o quê os podcasters e os compradores de agências pensam de tudo isso, apontando um cenário otimista para o setor.
Curiosamente, a AdsWizz perguntou aos podcasters sobre seus KPIs (indicadores-chave de desempenho) no domínio das métricas de podcast. De acordo com o RainNews, a maioria dos gráficos de classificação de podcast se concentra em duas medidas principais: número de downloads e tamanho do público.
Contudo, o mais importante para os podcasters de acordo com o trabalho de pesquisa da AdWizz, são os Downloads, com 54%.Ouvintes únicos é um indicador mais importante para 34% dos entrevistados. Outros 8%, olham primeiro para a taxa de conclusão – há uma certa atenção nesse foco.
A metodologia de relatório envolveu a coleta de dados do universo AdsWizz de editores de áudio usando as ferramentas da empresa. Além disso, AdsWizz conduziu pesquisas de podcasters, anunciantes e outros editores de áudio. Todo o trabalho de campo da pesquisa foi realizado em novembro e dezembro, confira o relatório completo clicando aqui.
Em 2021, o mercado da música viverá uma nova era do áudio, com a ampliação de soluções que envolvam o meio, seja como: podcasts, ações de sound branding, rádios online e a diversificação de produtos e estratégias que envolvam comando por voz.
Para se aprofundar nessa temática importante para o mercado musical, confira a análise feita pelo POPline.Biz é Mundo da Música, acessando aqui.