Foto: Divulgação
in ,

Venda de vinil aquece e bate recorde com compras de Natal nos Estados Unidos

Taylor Swift fica no topo de venda com o álbum Folklore

O aumento do consumo de vinil, mesmo em meio a invasão dos streamings e fortalecimento das plataformas de músicas digitais é notório. Os números comprovam que a tendência de mercado em que as pessoas voltaram a se interessar por obter álbuns de forma física. Mas, o que não se esperava, é que, uma semana antes do Natal, o vinil batesse o recorde de venda dos últimos 29 anos – desde que a Nielsen Music/MRC Data começou a monitorar eletronicamente as vendas de música nos Estados Unidos.

Foram 1,445 milhão de álbuns de vinil vendidos na semana encerrada em 17 de dezembro. Alta de 9% em comparação à semana anterior, quando havia-se registrado o primeiro marco recorde quando 1.253 milhões de LPs vendidos. Vale ressaltar que o setor ainda pode atingir outro recorde nesta semana, véspera do Natal. A contagem se encerra hoje, dia 24.

As vendas de álbuns de vinil ultrapassaram 1 milhão em uma única semana quatro vezes, e três dessas ocorreram no último mês. A outra semana de vendas de um milhão veio em 2019, quando 1.243 milhões foram vendidos na semana que terminou em 26 de dezembro de 2019.

Taylor no topo do ranking

O álbum de vinil mais vendido na semana do recorde foi Folklore da cantora Taylor Swift, com 23.000 cópias vendidas. O álbum teve um grande impulso com os preços de venda e promoção na loja oficial da Swift, onde está disponível em diversas cores, aguçando ainda mais o desejo de fãs e colecionadores.

Mas, este resultado não é de se espantar, vivendo um ano histórico na sua carreira, a cantora se tornou a única a estrear duas vezes em primeiro lugar, de modo simultâneo, nas paradas de single e álbum da Billboard. Além de garantir seis indicações ao Grammy de 2021, nas categorias “Álbum do Ano”, “Canção do Ano”, “Melhor Álbum Vocal Pop”, “Melhor Performance de Duo/Grupo Pop”, “Melhor Performance Solo de Pop” e “Melhor Canção Composta para Mídia Visual”.

Ouça Folklore:

Escrito por Rafa Ventura

Anitta se defende após polêmica com diretores do clipe de “Modo Turbo”

Storytelling POPline: Danna Paola fala sobre a importância de escrever músicas com temáticas feministas

Storytelling POPline: Danna Paola fala sobre a importância de escrever músicas com temáticas feministas