Recentemente, Djonga foi notificado por usar o sample de “Contacto Com o Mundo Racional“, de Tim Maia, na faixa “Eterno“, do álbum “O Menino que Queria Ser Deus“, lançado em 2018 pelo mineiro. Porém, o que tudo indica, o rapper tentou resolver o problema, mas negociação com Carmelo Maia, filho de Tim, tem sido complicada.
Através das redes sociais, Djonga reclamou também da forma que a mídia tem compartilhado a notícia, já que ele está tentando resolver o caso desde que recebeu a notificação. Em seu Instagram, o rapper publicou a resposta elaborada por ele e sua equipe sobre essa situação.
Leia na íntegra a resposta de Djonga e sua equipe:
“Djonga foi notificado oficialmente sobre o uso da música “Contacto Com o Mundo Racional”, de Tim Maia, em abril. Desde que tomou conhecimento da notificação, Djonga se mostrou disposto em abrir um diálogo com Carmelo Maia a respeito, tentando uma negociação. Inclusive, amos chegaram a concordar em um valor pelo uso da obra. Carmelo Maia, contudo, propôs uma divisão de fonograma que é absurda e fora de qualquer padrão seguido pelo mercado, o que inviabilizou a formalização do acordo“.
Para além da negociação do uso da obra, foram feitos ataques pessoas e ofensas ao trabalho de Djonga por parte do advogado de Carmelo Maia. Ainda assim, os termos pressupunham que os direitos fonográficos e autorais (ou seja, a obra inteira) de “Eterno” deveriam passar a ser de Carmelo Maia integralmente (100%), dando a entender que Djonga e Coyote não trabalharam artisticamente na obra “Eterno”.
Samplear faz parte da cultura hip-hop e, quando a música foi feita, o artista estava em outro momento de sua carreira. Não à toa, no momento atual, Djonga se dispôs a conversar a respeito.
Contudo, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Carmelo Maia afirmou que Djonga já lucrou cerca de R$ 100 mil com a faixa. “Não é um comércio, não é só dinheiro. Poxa, é o meu pai“, declarou.
Carmelo ainda usou Anitta de exemplo, que creditou Tom Jobim e Vinícius de Moraes em “Girl From Rio” por conta do sample de “Garota de Ipanema”. De acordo com o produtor, Djonga devia ter feito isso desde o início.
Entretanto, após a declaração do rapper nas redes sociais, Carmelo ainda não se pronunciou oficialmente.