Poster David Bowie ‘Moonage Daydream’ | Foto: Press
Dirigido por Brett Morgen, o filme será lançado globalmente em 16 de setembro e é descrito como uma “odisseia cinematográfica experiencial de longa-metragem” que “explora a jornada criativa, musical e espiritual de Bowie”.
O projeto, cujo diretor também é o mesmo de “Kurt Cobain: Montage of Heck”, promete levar os espectadores a uma jornada “imersiva” através de “imagens sublimes e caleidoscópicas, imagens de arquivo pessoal, performances invisíveis” que são ancoradas pela música e palavras do lendário artista.
Nele, Bowie fala fora das câmeras sobre a importância da vida. “É o que você faz na vida que é importante, não quanto tempo você tem”, diz ele enquanto uma montagem de clipes de performance abrangendo seus 50 anos de carreira e outras imagens dos bastidores se desenrolam.
“Moonage Daydream” é o primeiro filme a ser apoiado pelo David Bowie Estate, que concedeu a Morgen acesso sem precedentes à sua coleção. O material de imprensa diz que o espólio presenteou Morgen com mais de cinco milhões de ativos em 2017.
Um comunicado de imprensa anunciando o projeto descreveu Moonage Daydream como “um projeto que mostra como o próprio Bowie trabalhou em várias disciplinas, não apenas música e cinema, mas também dança, pintura, escultura, colagem de vídeo e áudio, roteiro, atuação e teatro ao vivo”.
O comunicado acrescenta ainda, que Morgen recebeu “acesso não filtrado aos arquivos pessoais de Bowie, incluindo todas as gravações master, para criar um filme artístico e de afirmação da vida que leva o público a uma jornada pela vida criativa de Bowie”.